A mesa pernambucana é farta e cheia de comidas que têm a identidade da nossa terra. Tanto na área dos salgados quanto na dos doces. Tudo isso é receita da nossa gente. A TV Globo Recife reexibiu, neste sábado (19), uma edição do Espaço Pernambuco que foi ao ar no dia 14 de janeiro de 2017 mostrando os doces que são tradição no Estado, como o Bolo Souza Leão. (Veja vídeo acima)
Essa foi uma das receitas ensinadas no programa. De acordo com o professor e gastrônomo Erick Buarque, o Bolo Souza Leão surgiu há quatro séculos, quando ainda era muito forte a presença dos portugueses em Pernambuco.
Segundo o professor e gastrônomo Erick Buarque, o bolo tornou-se símbolo de resistência contra os ingredientes vindos de Portugal — Foto: Reprodução/TV Globo
Na época, segundo Erick Buarque, tornou-se símbolo de resistência contra os ingredientes vindos de Portugal.
“Era uma forma de patriotismo. Os ingredientes europeus passaram a ser substituídos por ingredientes originalmente brasileiros, substituindo a manteiga francesa por manteiga da terra e o trigo por massa da mandioca”, contou.
A fama do Souza Leão teria se espalhado depois que Dom Pedro II recebeu um de presente — Foto: Reprodução/TV Globo
O professor e gastrônomo contou que a receita surgiu pelas mãos de uma senhora chamada Rita de Cássia Souza Leão Bezerra Cavalcanti, que vivia em Jaboatão dos Guararapes, e logo se popularizou.
“A fama do Souza Leão se espalhou quando Dom Pedro II recebeu esse bolo de presente. Ele começou a descrever como uma maravilhosa iguaria da terra. E todos queriam conhecer. E o mundo todo, inclusive, passava a querer o bolo Souza Leão também”, lembrou Erick Buarque.
O chef de cozinha Edson Rosas faz o bolo Souza Leão todos os dias e ensina como fazer. Confira:
Ingredientes
- 500 gramas de massa de mandioca
- 500 ml de leite de coco
- 500 ml de calda de açúcar
- 250 ml de manteiga de garrafa
- 10 gemas
- 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
- 1 limão
Modo de preparo
Coloque a água e o açúcar no fogo. Acrescente o limão e espere até ficar uma calda. Depois, é preciso esperar esfriar. Em seguida, coloque a calda, já fria, no liquidificador e coloque o leite de coco.
Acrescente a manteiga de garrafa, as gemas, o queijo ralado e, por último, a massa. Bata durante cerca de dois minutos no liquidificador.
O resultado vai ser um creme bem homogêneo. É necessário passar tudo na peneira. Depois, coloque na forma que, em vez de trigo, usa açúcar para untar. É preciso manter o bolo em banho-maria com papel alumínio por cima.
O ideal é usar o forno em uma temperatura de 200 graus. O bolo precisa ficar lá por 40 minutos. Antes de servir, jogue um pouco da calda por cima para ficar com um brilho mais bonito.
Por G1