SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Cultura > Carlos Drummond de Andrade é tema de curso e filmes gratuitos

Carlos Drummond de Andrade é tema de curso e filmes gratuitos

Neste sábado, dia 31, o Instituto Moreira Salles (IMS) vai celebrar o Dia D – o Dia de Carlos Drummond de Andrade – com produções culturais de alto nível. O aniversário do poeta mineiro, que nasceu em 31 de outubro de 1902 em Itabira (MG) e morreu em 17 de agosto de 1987, no Rio de Janeiro, será comemorado com um curso ministrado pelo professor da USP José Miguel Wisnik e dois filmes, Consideração do Poema e Vida e Verso de Carlos Drummond de Andrade. O curso e os filmes serão disponibilizados gratuitamente, no sábado, no site Dia D – Dia Drummond, mantido pelo IMS. O Dia D é festejado pelo Instituto Moreira Salles desde 2011.

O professor da USP José Miguel Wisnik – Foto: Renato Mangolin /FLIP

Professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e autor do livro A Maquinação do Mundo – publicado em 2019 pela Companhia das Letras -, Wisnik vai apresentar, em três aulas, a presença de Itabira nos poemas e textos memorialísticos de Drummond. “Passa também pelos quiprocós que resultaram na criação da Companhia Vale do Rio Doce e na sua consequente ação sobre o pico do Cauê, o que desencadeou a reação de Drummond em poemas, crônicas e textos jornalísticos de intervenção”, informa a assessoria de imprensa do IMS, num texto de divulgação das atividades do Dia D. “A abordagem chega, enfim, ao exame do poema A Máquina do Mundo.”

“Ilustrado com imagens e reproduções de poemas, o curso não se propõe a ser apenas uma verificação esquemática das correspondências entre o texto poético e os fatos históricos.” Wisnik, porém, não deixa de observar a atualidade das duras críticas de Drummond, quando Itabira – mas também o Brasil e o mundo – se depara com as tragédias de Mariana e Brumadinho”, acrescenta a assessoria de imprensa do IMS.

Trailer do filme Vida e Verso de Carlos Drummond de Andrade – Foto: Reprodução/IMS

Os filmes Consideração do Poema e Vida e Verso de Carlos Drummond de Andrade foram lançados pelo IMS em DVD em 2012 e 2014, respectivamente.

Com roteiro e direção de Eucanaã Ferraz e fotografia de Walter Carvalho, Vida e Verso de Carlos Drummond de Andrade conta com a participação de quatro escritores: Joca Reiners Terron, Antonio Cicero, Alberto Martins e Afonso Henriques Neto. “O primeiro faz as vezes de narrador, contando fatos marcantes da vida de Drummond, enquanto os outros pontuam a cronologia com leituras de poemas, trechos de cartas, diários, crônicas e ensaios críticos. É um retrato do poeta e do homem, reconstituído no filme com humor, ironia e emoção. Do nascimento à morte, um gênio de muitas faces: mineiro, brasileiro, universal, moderno, eterno.”

Consideração do Poema mostra leituras de poemas de Drummond feitas por poetas, escritores, compositores, atores e intelectuais. Entre os participantes estão Fernanda Torres, Jorge Mautner, Milton Hatoum, Laerte, Drica Moraes, Caetano Veloso, Nuno Ramos e Chico Buarque. A direção é de Eucanaã Ferraz, Flávio Moura e Gustavo Rosa de Moura e a fotografia, de Alexandre Wahrhaftig.

O curso Drummond e a Maquinação do Mundo, com o professor da USP José Miguel Wisnik, e os filmes Consideração do Poema e Vida e Verso de Carlos Drummond de Andrade estarão disponíveis gratuitamente a partir deste sábado, dia 31, no site diadrummond.com.br, mantido pelo Instituto Moreira Salles (IMS).

Por Jornal da USP

Você pode gostar também de
Mostra de Tiradentes oferece 114 filmes para você curtir online
Mais de 40 filmes de terror nacionais são exibidos em mostra online
Cinema drive-in gratuito exibe grandes filmes nacionais em SP
Itaú Cultural apresenta mostra grátis com filmes nacionais premiados

Deixe o seu comentário