A exposição ‘A Arte da Moda – Histórias Criativas’, em cartaz no Farol Santander, em São Paulo, traz 170 itens – muitos raros e nunca vistos pelo grande público – que montam um contexto histórico da relação da moda com a arte, da clássica à moderna, em dois andares do complexo no Centro da cidade.
De um tear de mais de 200 anos, passando por peças de vestuário, até registros em fotos e vídeos, a mostra tem por objetivo imergir o visitante na importância e contribuições da moda para com a arte, desde o registro da primeira conexão entre elas, no começo do século XX, com a extinta companhia de balé ‘Ballets Russes’, que contratou nomes como Picasso, para desenvolver cenários, e Coco Chanel, para assinar figurino.
Excepcionalmente aprofundada no tema, o ponto alto da exposição, talvez, seja o vestido usado por Tarsila do Amaral em seu casamento com Oswald de Andrade, exibido pela primeira vez ao público. A peça, criada em 1926 pelo estilista francês Paul Poiret, teve como base o vestido matrimonial da mãe de Oswald.
Além do marcante vestido, o visitante poderá apreciar capas da revista Vogue da década de 20, bijuterias assinadas por Yves Saint Lauren e o corset da coleção ‘A Costura do Invisível’, do designer Jum Nakao, apresentada na Semana de Moda de São Paulo (SPFW), em 2004, e muitos outros itens.
A exposição ‘A Arte da Moda – Histórias Criativas’ já está aberta e ficará em cartaz até 4 de abril deste ano. Ingressos podem ser adquiridos no site do Farol Santander, de R$12,50 (meia entrada) a R$25 (inteira).
Por GQ