Por ora, sem tapetes vermelhos. Mas num feito inédito, em um ano completamente atípico na indústria audiovisual, os maiores festivais de cinema do mundo estão juntos a partir de hoje em uma só plataforma on-line. É o “We are one”, evento que reúne e vai exibir até 7 de junho, gratuitamente, mais de cem produções de 35 países — entre longas-metragens, curtas, séries, e painéis com debates e bate-papos. A curadoria da programação fica por conta de 21 festivais mundo afora, entre eles os gigantes de Cannes, Veneza e Berlim. A seguir, alguns destaques disponíveis no catálogo hoje e amanhã, todos no YouTube.
Festival de Cannes

O celebrado festival da Riviera Francesa (que teve a edição deste ano cancelada por conta da pandemia do novo coronavírus) leva hoje para o “We are one” três curtas-metragens que participaram da mostra competitiva da sua 72ª edição, realizada no ano passado. Um deles, o vencedor da Palma de Ouro na categoria, é “The distance between us and the sky”, do diretor grego Vasilis Kekatos, que aborda um encontro improvável de dois estranhos em um posto de gasolina. “White Echo”, escrito e dirigido pela atriz americana Chloë Sevigny, e a animação “And then the bear”, de Agnès Patron, completam a lista. Todos disponíveis hoje, às 9h.
Festival de Londres
Selecionado pelo BFI London Film Festival, o documentário “Rudeboy: a história da Trojan Records”, do diretor britânico Nicolas Jack Davies, conta a história do nascimento do ska e da popularização de outros subgêneros musicais do reggae a partir da lendária gravadora Trojan Records, fundada em 1968 por Lee Gopthal. Disponível hoje, às 16h30.
Tribeca

Oito curtas que passaram pelo festival nova-iorquino estão no catálogo de hoje. Destaque para “No more wings”, do diretor londrino Abraham Adeyemi, que venceu na categoria de melhor narrativa entre os curtas que disputaram a edição on-line do Festival de Tribeca neste ano. Nele, dois amigos de infância em diferentes momentos da vida se encontram em uma lanchonete de frango frito. Também está lá o suíço de enredo gastronômico “Cru – Raw”, de David Oesch, que faturou o prêmio de “estudante visionário” da mesma mostra. Ambos estarão disponíveis às 18h15. Também vale conferir o documentário “Ricky Powell — The individualist”, de Josh Swade, que explora a personalidade do fotógrafo americano que testemunhou o crescimento do hip-hop na Nova York dos anos 1980. Este último disponível amanhã, às 18h30.PUBLICIDADE
Festival de Veneza

Coprodução entre Argentina, França e Grécia, o curta “Eletric Swan”, da cineasta grega Konstantina Kotzamani, é a contribuição do Festival de Veneza para o primeiro dia do “We are one”. A trama, um tanto surreal, explora as distâncias sociais entre os moradores de um prédio em Buenos Aires que passa a ter estranhos tremores. Disponível hoje, às 14h.
Festival de Berlim
Um dos debates mais prestigiados da última edição do Festival de Berlim, realizado em fevereiro, será reprisada amanhã pelo “We are one”. Os diretores franceses Olivier Assayas e Claire Denis conversam por mais de uma hora sobre a arte de fazer cinema em tempos atuais e os desafios da profissão. Disponível amanhã, às 14h15.
Annecy

O festival francês dedicado inteiramente às animações coloca no ar dois curtas assinados pelo estúdio californiano DreamWorks. Em “Marooned”, de Andrew Erekson, um robô que marca ponto em uma estação lunar desativada enfrenta vários obstáculos para retornar à Terra. Já o simpático “Bilby”, dos diretores Liron Topaz, Pierre Perifel e JP Sans, traz a história de um pequeno marsupial que decide ajudar um passarinho recém-nascido em pleno deserto australiano. Ambos disponíveis hoje, às 8h.
Por O Globo