SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Cultura > Thomas Mann e Hilda Hilst são temas de eventos on-line

Thomas Mann e Hilda Hilst são temas de eventos on-line

A Biblioteca Mário de Andrade – ligada à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo – vai disponibilizar nesta e na próxima semana, no seu canal no Youtube, três eventos relacionados ao teatro e à literatura: uma peça teatral, um debate sobre o livro A Montanha Mágica (Der Zauberberg), do escritor alemão Thomas Mann (1875-1955) – Prêmio Nobel de Literatura de 1929 -, e uma palestra sobre a obra teatral da escritora paulista Hilda Hilst (1930-2004).

A peça será apresentada nesta segunda-feira, dia 1º, às 19 horas. Trata-se de uma versão on-line de Cárcere, dirigida e interpretada por Vinicius Piedade, com texto de Piedade e Saulo Ribeiro. O monólogo aborda uma semana na vida de um pianista na prisão, que se torna refém numa rebelião. “Ele vive em contagem regressiva e suas expectativas, impressões, lembranças, reflexões e sensações são expressas por ele num diário, que se inicia numa segunda-feira e termina quando estoura a rebelião, um domingo”, informa a Biblioteca Mário de Andrade num texto de divulgação da sua programação on-line. 

O debate sobre A Montanha Mágica se dará nesta quarta-feira, dia 3, também às 19 horas. Ele reunirá a escritora Paula Fábrio – autora de Desnorteio, Prêmio São Paulo de Literatura de 2013 – e a livreira Nanni Rios. Elas trocarão impressões sobre esse que é um dos mais influentes romances do século 20. Concluído em 1924, ele antecipa as tendências e sentimentos predominantes na Europa da época, que culminaram na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Já a palestra sobre Hilda Hilst acontecerá no dia 8 de junho, segunda-feira, também às 19 horas. Ela será proferida pelo professor Gutemberg Medeiros, docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pós-doutorando da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que foi aluno da escritora na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No evento – que reproduz a primeira parte de uma palestra em duas partes -, Medeiros vai apresentar os elementos básicos do teatro de Hilda Hilst, composto de oito peças, entre elas A Morte do Patriarca, O Verdugo e Aves da Noite. “Nesta primeira sessão, aborda o aprendizado de Hilda pela carpintaria teatral com Brecht, Tchekhov e o expressionismo alemão, destacando como este é um teatro da palavra e de ideias ao pensar a condição política na implantação e desenrolar da ditadura civil-militar brasileira”, informa o texto da biblioteca. “Alusões, metáforas, parábolas e intenso lirismo compõem essa literatura dramática.” A apresentação de Medeiros incluirá breves leituras e interpretações de textos de Hilda feitas pela atriz Flavia Couto.

Depois de exibidos, os eventos ficarão disponíveis no canal da Biblioteca Mário de Andrade no Youtube.

Por Jornal da USP

Você pode gostar também de
CCBB faz mostra online de cinema online e gratuita
Museu da Imagem e do Som realiza atividades culturais online
Acervo de Vladimir Herzog pode ser consultado on-line
Teatros tem programação de peças com apresentações online; confira

Deixe o seu comentário