SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Comida > Para atletas, batata é combustível tão efetivo quanto géis de carboidrato

Para atletas, batata é combustível tão efetivo quanto géis de carboidrato

Se você é atleta e fã dos géis de carboidrato, saiba que existe uma opção mais barata e natural que pode promover o mesmo efeito durante seus treinos.

De acordo com um estudofeito pela University of Illinois e publicado no Journal of Applied Physiology, o alimento é mais nutritivo e funciona tão bem quanto os suplementos industrializados para ajudar a manter a energia durante o exercício.

Como o estudo foi feito

Os cientistas recrutaram 12 ciclistas saudáveis e experientes no esporte – eles completavam uma média de 267 quilômetros por semana.

Para se qualificar para os testes, os ciclistas tiveram que atingir um limite específico de condicionamento aeróbico e completar um desafio de 120 minutos pedalando.

Os participantes foram aleatoriamente designados para uma das três estratégias seguintes durante os experimentos: consumiriam apenas água durante o treino, um gel de carboidrato comercialmente disponível ou uma quantidade equivalente de carboidratos vindas de batatas.

Os pesquisadores padronizaram o que o grupo comeu 24 horas antes de repetir o desafio de ciclismo de 120 minutos, onde os efeitos da alimentação seriam medidos.

Durante o exercício, a equipe mediu os níveis de glicemia, temperatura corporal, intensidade do exercício e os sintomas gastrointestinais dos participantes.

Os pesquisadores também mediram as concentrações de lactato, um marcador metabólico de exercício intenso, no sangue dos participantes.

Resultados

Os cientistas afirmaram que não encontraram diferenças entre o desempenho dos ciclistas que ingeriram carboidratos e os que ingeriram batatas — ambos tiveram resultados melhores do que aqueles que consumiram apenas água.

Aqueles que consomem batatas experimentaram significativamente mais inchaço gastrointestinal, dor e flatulência do que os outros grupos, no entanto. De acordo com os responsáveis pelo estudo, isso pode ser resultado do maior volume de batatas necessário para corresponder à glicose fornecida pelos géis.

Você pode gostar também de
Gostosa, acessível e versátil: confira 10 receitas com batata
Coxinha de batata com frango
Contra-filé à francesa leva ervilha, presunto e batata palha; aprenda
Arqueólogos encontram duas tumbas e tesouro de mais de 3,5 mil anos na Grécia

Deixe o seu comentário