Os ovos de cimento ou barricas em formas ovais para fermentar ou estagiar o vinho não são novidade no mundo. Mas a vinícola Valle Secreto, do Chile, está fabricando seus próprios ovos de concreto usando como matéria-prima rochas de suas vinhas. Esses recipientes serão usados para envelhecer uma nova variedade de vinhos chamada Origen.
“Em 2017, enquanto visitávamos nossas vinhas em Alto Cachapoal, decidimos replantar um
hectare de videiras de Cabernet Sauvignon sobre o que então era Syrah. Depois de trabalhar o solo, descobrimos mais rochas do que o esperado. Queria fazer algo diferente e também queria encontrar uma maneira de usar essas rochas. Então a ideia veio”, disse a enóloga Alejandra Vallejo.
Após um processo que envolveu a trituração manual das rochas aluviais, a vinícola produziu seu primeiro ovo de 2.000 litros, feito com uma mistura de concreto com adição de pedra das vinhas. O primeiro vinho a ser testado foi um Cabernet Franc. Agora, além disso, ela está produzindo outras variedades como Petit Verdot, Syrah e Cabernet Sauvignon.
“Os ovos não são alinhados, pois queríamos manter as coisas naturais, mas também queremos controlar a levedura que usamos durante a fermentação. Então limpar o ovo é muito difícil e não podemos garantir que podemos eliminar toda a levedura. Temos que usar água quente em alta pressão – não podemos usar enxofre, pois isso danifica o ovo”, aponta.
Confira a lista de vinhos do Valle Secreto que a ADEGA já degustou.
Por Revista Adega