SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Cultura > Não muito frequentes, duetos femininos encantam ouvinte da MPB

Não muito frequentes, duetos femininos encantam ouvinte da MPB

“O registro de duetos femininos é menos frequente na música popular brasileira em relação àqueles que envolvem um cantor e uma cantora. Contudo, é inegável que a emoção transmitida por duas cantoras, através de suas respectivas vozes, encanta o ouvinte, principalmente pela fusão de ambos os timbres, quer sejam eles semelhantes, quer diferenciados.”

Dessa forma o pesquisador Omar Jubran justificou o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), produzido e apresentado por ele, que exibiu músicas cantadas por duetos femininos. O programa foi transmitido no dia 17 passado.

As irmãs Cármen e Aurora Miranda cantam a música Cantoras do Rádio, no filme Alô, Alô, Carnaval, de 1936 – Foto: Acervo Cinédia/Domínio público via Wikimedia Commons

Cármen Miranda e sua irmã Aurora abriram o programa entoando Cantores do Rádio, de João de Barro, Alberto Ribeiro e Lamartine Babo, numa gravação de 1936. Elas foram seguidas pelas duplas Ná Ozzetti e Virgínia Rosa, Elis Regina e Claudete Soares e Célia e Zélia Duncan.

Beth Carvalho e Nana Caymmi, Maria Bethania e Gal Costa e Wanda Sá e Célia Vaz foram outros duetos femininos exibidos em Olhar Brasileiro. O programa mostrou ainda as duplas Luli e Lucina, Célia e Selma, Elba Ramalho e Marieta Severo, Olívia Hime e Olivia Byington e Cida Moreira e Alaíde Costa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

Por Jornal da USP

Deixe o seu comentário