SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Cultura > Mostra de fotos faz refletir sobre preservação do ambiente

Mostra de fotos faz refletir sobre preservação do ambiente

A ideia original era realizar uma exposição física. Mas, como isso é impossível no atual momento – em razão da pandemia do novo coronavírus –, a exposição fotográfica Ambiens, do professor Pedro Côrtes, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP,  seguiu o mesmo caminho trilhado agora por toda a área cultural e migrou para a internet. Ela está disponível gratuitamente no site oficial da mostra.

O objetivo de Côrtes, com essa iniciativa, é “utilizar a fotografia para reavivar nas pessoas o espírito preservacionista”, como ele explica no site. “Acredita-se que ao ver paisagens em perspectivas inusitadas, seja em lugares remotos, como o Canal de Beagle, no caminho para a Antártida, seja em paisagens urbanas como em São Paulo, as pessoas tenham um insight sobre a necessidade de preservarmos os ambientes naturais intocados ou o que resta deles em meio às áreas urbanas.”

Pucón, Chile – Foto: Pedro Côrtes

Com foco em fotos sem a presença humana, Ambiens traz 80 imagens de diversas paisagens da América Latina, desde cenários cotidianos nas grandes cidades do Brasil até vistas monumentais de grandes geleiras na Argentina. As imagens ainda passam por países como Chile, Uruguai e Peru, trazendo cenas que demonstram “como a ideia de preservação pode permear, de maneira importante, nosso cotidiano”, segundo o professor.

A exposição está relacionada à atuação acadêmica de Côrtes, que também é docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP. Além disso, Côrtes tem um quadro semanal no programa Jornal da USP no Ar, da Rádio USP (93,7 MHz), em que aborda temas ligados ao ambiente.

Geleira Perito Moreno, na Argentina – Foto: Pedro Côrtes

As fotografias trazem elementos como plantas, animais, cenários naturais e, por vezes, a maneira como o ser humano se integra a eles. “A ideia motriz é de transportar pessoas – a partir exclusivamente de imagens – a locais distantes que despertem a reflexão e a interiorização sobre a beleza dos ambientes naturais e nossa integração a eles”, destaca o professor.

Panorama da cidade do Rio de Janeiro – Foto: Pedro Côrtes

A exposição fotográfica Ambiens está disponível no site oficial da mostra

Por Jornal da USP

Você pode gostar também de
CCBB faz mostra online de cinema online e gratuita
CCBB: Mostra de cinema egípcio começa nesta quarta-feira
Mostra de teatro de objetos reúne peças sobre universo feminino
Mostra homenageia os 120 anos de Luis Buñuel

Deixe o seu comentário