SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Cultura > Pinacoteca de São Paulo inaugura sua primeira mostra de arte indígena contemporânea

Pinacoteca de São Paulo inaugura sua primeira mostra de arte indígena contemporânea

A produção artística de povos originários é tema de nova exposição na Pinacoteca de São Paulo, mas o enfoque dessa vez é diferente, e mais moderno do que a proposta possa sugerir: a exibição Véxoa: Nós sabemos reúne obras contemporâneas de 23 artistas e coletivos indígenas. Trata-se de pinturas, instalações, esculturas, objetos, vídeos e fotografias – algumas das obras, inclusive, são assinadas pelo líder indígena e escritor Ailton Krenak.

A exposição ocupa três salas para exibições temporárias no segundo andar do Pina Luz, e já está aberta para visitantes. Véxoa: Nós sabemos vai até o dia 22 de março.

A atração é fato surpreendentemente novo para a instituição, criada em 1905. Apenas no ano passado foi que a Pinacoteca adquiriu pela primeira vez obras feitas por artistas indígenas, através do Programa de Patronos de Arte Contemporânea da Pinacoteca de São Paulo. Estes itens hoje integram o acervo do museu, que também voltou a receber visitantes.

“Esta exposição é fruto de um diálogo ativo durante os últimos anos entre o museu e diversos atores da arte contemporânea de origem indígena brasileira, colocando em debate a história da arte que o museu pretende contar e as que permaneceram invisíveis”, afirma o diretor-geral do Museu, Jochen Volz, em nota.

Esta é mais uma exposição presencial desde que o museu reabriu as portas. No dia 15 de outubro, passados sete meses do fechamento, o museu sediou também a individual dos artistas de rua OSGEMEOS, atração que segue até fevereiro.

Serviço:

Véxoa: Nós sabemos

31 de outubro a 22 de março
Horário em novembro: 12h às 20h
Horário em dezembro: 10h às 18h
Ingressos: gratuitos, apenas no site
Curadoria: Naine Terena
Endereço: Praça da Luz, 2, Luz.
Patrocínio: Itaú

Importante: O ingresso é válido para visitar a exposição Véxoa: Nós Sabemos e a exposição: Acervo.

Ele não é válido para visitar as salas expositivas da exposição OSGEMEOS: Segredos, que tem ingresso exclusivo e que também deve ser adquirido/reservado no site.

Por GQ

Você pode gostar também de
Rita Lee ganhará exposição no MIS em São Paulo
Theatro Municipal de São Paulo inaugura novo tour virtual
Mostra virtual celebra 100 anos de Cacilda Becker, a dama do teatro
Mostra grátis de Steve McQueen ocupa o cinema do CCBB SP

Deixe o seu comentário