SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Cultura > MASP abre sua coleção em curso digital de história da arte

MASP abre sua coleção em curso digital de história da arte

O MASP -Museu de Arte de São Paulo-, possui a mais importante e abrangente coleção de arte ocidental da América Latina e de todo o hemisfério sul. Por isso, é possível ter uma visão da história da arte por meio de sua coleção. Não à toa, o museu oferece duas turmas do curso inédito Introdução à história da arte pelo acervo do MASP de forma remota, em função da pandemia do novo coronavirus.

coleção MASP  (Foto: Coleção MASP)
Rosa e azul – As meninas Cahen d’Anvers, 1881, Pierre-Auguste Renoir (Foto: Coleção MASP)

Todas as vagas da primeira turma foram preenchidas em pouco mais de 24 horas, mas o museu lança uma segunda turma, em horário vespertino. Os encontros serão semanais, de 15 de maio a 12 de junho, das 15h às 17h, e custam R$ 208.

coleção MASP  (Foto: Coleção MASP)
Ressurreição de Cristo, 1499 – 1502, Rafael (Foto: Coleção MASP)

Ministradas por Felipe Martinez, doutor em história da arte, as aulas irão partir de trabalhos selecionados da coleção do museu como Ressurreição de Cristo (1499-1502), de Rafael, e O Escolar (1888), de Vincent Van Gogh, e a produção contemporânea de artistas presentes em exposições recentes como Histórias afro-atlânticas (2018) e Histórias das mulheres, histórias feministas (2019).

coleção MASP  (Foto: Coleção MASP)
Repressão, 1968, Claudio Tozzi (Foto: Coleção MASP)


Serão abordados os temas: renascimento e barroco, nas obras de mestres como Rafael e Rembrandt; arte moderna, a partir de trabalhos de Monet, Van Gogh e outros; modernismo brasileiro, por meio de artistas como Tarsila do Amaral e Anita Malfatti; e a produção contemporânea de artistas como Rosana Paulino, Aline Motta e Dalton Paula.

coleção MASP  (Foto: Coleção MASP)
O divã, circa 1893, Henri de Toulouse-Lautrec (Foto: Coleção MASP)


Os interessados podem se matricular pelo site oficial do museu até o dia 30 de maio. As vagas são limitadas. O MASP Escola oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino. Para concorrer a uma delas, os interessados devem preencher o cadastro disponível por meio da opção Solicitação de bolsas para professores na página do curso (inscrições até 11 de maio).

coleção MASP  (Foto: Coleção MASP)
O escolar (O filho do carteiro – Gamin au Képi), 1888, Vincent Van Gogh (Foto: Coleção MASP)


Todos os encontros serão realizados virtualmente pela plataforma Elos, parceira do museu. Após o encerramento do curso, aqueles que tiverem cumprido 75% da carga horária (ou seja, comparecido a três aulas) receberão um certificado de conclusão digital.

coleção MASP  (Foto: Coleção MASP)
Porto I, 1953, Tarsila do Amaral  (Foto: Coleção MASP)

Cronograma:

Aula 1 – 15 de maio
Do renascimento ao barroco
Serão discutidos aspectos da arte de tradição ocidental presente no acervo do museu desde nomes do renascimento, como Perugino e Rafael, até destaques da época barroca, como Rembrandt e Velázquez.

Aula 2 – 22 de maio
Do barroco ao século 19
Nesta aula, serão apresentadas características de obras produzidas entre os séculos 18 e 19, nas obras de nomes como Fragonard, Delacroix e Ingres, interligando as biografias e os estilos dos artistas ao que foi anteriormente discutido.

Aula 3 – 29 de maio
Arte moderna, de Monet a Matisse
Destaque a obras de artistas que fazem parte do que se conhece como arte moderna, como Monet, Van Gogh, Picasso e Matisse.

Aula 4 – 5 de junho
Modernismo brasileiro no acervo do MASP
Como o acervo do museu conta uma história da arte modernista brasileira? O tema será explorado por meio de trabalhos de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.

Aula 5 – 12 de junho
Arte contemporânea no acervo no MASP
Tratará da produção contemporânea presente no acervo do museu com ênfase em obras de artistas presentes nas mostras Histórias afro-atlânticas (2018) e Histórias das mulheres, histórias feministas (2019), como Rosana Paulino, Dalton Paula, Jaime Lauriano, Virginia de Medeiros e Giulia Andreani.

Por GQ

Você pode gostar também de
Curso on-line mostra influência europeia na arte e na arquitetura brasileira
Casa das Rosas lança versão online de curso sobre escrita criativa
USP tem vagas para cursos on-line de extensão na área de humanidades
Fechado desde março, Masp oferece cursos online de artes

Deixe o seu comentário