O MASP -Museu de Arte de São Paulo-, possui a mais importante e abrangente coleção de arte ocidental da América Latina e de todo o hemisfério sul. Por isso, é possível ter uma visão da história da arte por meio de sua coleção. Não à toa, o museu oferece duas turmas do curso inédito Introdução à história da arte pelo acervo do MASP de forma remota, em função da pandemia do novo coronavirus.
Todas as vagas da primeira turma foram preenchidas em pouco mais de 24 horas, mas o museu lança uma segunda turma, em horário vespertino. Os encontros serão semanais, de 15 de maio a 12 de junho, das 15h às 17h, e custam R$ 208.
Ministradas por Felipe Martinez, doutor em história da arte, as aulas irão partir de trabalhos selecionados da coleção do museu como Ressurreição de Cristo (1499-1502), de Rafael, e O Escolar (1888), de Vincent Van Gogh, e a produção contemporânea de artistas presentes em exposições recentes como Histórias afro-atlânticas (2018) e Histórias das mulheres, histórias feministas (2019).
Serão abordados os temas: renascimento e barroco, nas obras de mestres como Rafael e Rembrandt; arte moderna, a partir de trabalhos de Monet, Van Gogh e outros; modernismo brasileiro, por meio de artistas como Tarsila do Amaral e Anita Malfatti; e a produção contemporânea de artistas como Rosana Paulino, Aline Motta e Dalton Paula.
Os interessados podem se matricular pelo site oficial do museu até o dia 30 de maio. As vagas são limitadas. O MASP Escola oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino. Para concorrer a uma delas, os interessados devem preencher o cadastro disponível por meio da opção Solicitação de bolsas para professores na página do curso (inscrições até 11 de maio).
Todos os encontros serão realizados virtualmente pela plataforma Elos, parceira do museu. Após o encerramento do curso, aqueles que tiverem cumprido 75% da carga horária (ou seja, comparecido a três aulas) receberão um certificado de conclusão digital.
Cronograma:
Aula 1 – 15 de maio
Do renascimento ao barroco
Serão discutidos aspectos da arte de tradição ocidental presente no acervo do museu desde nomes do renascimento, como Perugino e Rafael, até destaques da época barroca, como Rembrandt e Velázquez.
Aula 2 – 22 de maio
Do barroco ao século 19
Nesta aula, serão apresentadas características de obras produzidas entre os séculos 18 e 19, nas obras de nomes como Fragonard, Delacroix e Ingres, interligando as biografias e os estilos dos artistas ao que foi anteriormente discutido.
Aula 3 – 29 de maio
Arte moderna, de Monet a Matisse
Destaque a obras de artistas que fazem parte do que se conhece como arte moderna, como Monet, Van Gogh, Picasso e Matisse.
Aula 4 – 5 de junho
Modernismo brasileiro no acervo do MASP
Como o acervo do museu conta uma história da arte modernista brasileira? O tema será explorado por meio de trabalhos de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.
Aula 5 – 12 de junho
Arte contemporânea no acervo no MASP
Tratará da produção contemporânea presente no acervo do museu com ênfase em obras de artistas presentes nas mostras Histórias afro-atlânticas (2018) e Histórias das mulheres, histórias feministas (2019), como Rosana Paulino, Dalton Paula, Jaime Lauriano, Virginia de Medeiros e Giulia Andreani.
Por GQ