O Museu de Língua Portuguesa, em São Paulo, está fechado desde dezembro de 2015, em razão de um incêndio que destruiu parcialmente sua estrutura. Em compensação, através do site da instituição, é possível fazer um passeio virtual por suas dependências e até visitar as exposições que o museu promoveu durante os seus dez anos de funcionamento, até ser tomado pelo fogo, e que continuam disponíveis on-line. A reabertura oficial do local está prevista para junho próximo.
O passeio virtual pelo Museu da Língua Portuguesa pode começar pela exposição principal, que destaca o português como forma de expressão de uma cultura rica e diversa, capaz de unificar um país do tamanho do Brasil. Nela, dois eixos de discussão guiam o visitante: antiguidade e identidade. Enquanto o primeiro mostra onde surgiu e como o idioma chegou até aqui, o segundo trabalha com o sincretismo cultural brasileiro, que uniu esse português herdado da Europa com palavras indígenas e africanas, formando uma identidade nacional.
Entre as atrações do local – que o público pode ver on-line – destaca-se a Praça da Língua, uma espécie de planetário com várias palavras no teto e nas paredes, enquanto uma antologia da literatura brasileira, escolhida pelo professor de literatura brasileira da USP José Miguel Wisnik e pelo crítico literário Arthur Nestrovsky, é lida ao fundo. Há também a Grande Galeria, que atravessa todo o museu, com seus 106 metros de comprimento, e 11 filmes, que mostram a língua portuguesa no cotidiano, revelando o idioma como base fundadora do País.
No site do museu, o público tem acesso também a várias das exposições temporárias da instituição, que eram sempre realizadas no primeiro andar. Ao todo foram 34 delas, sendo 15 de grande porte. As mostras tratam de temas provocativos em relação ao idioma brasileiro, como Esta Sala é Uma Piada, que ficou montada durante o primeiro semestre de 2015 e surgiu de uma parceria do museu com o Salão de Humor de Piracicaba. Reunindo 200 obras que retratam o sentimento de indignação, a exposição parte dessa temática para convidar os visitantes – mesmo virtuais – a refletir sobre relações humanas, política e as condições de vida nos dias atuais.
Outro aspecto dessas exposições são as homenagens a diferentes artistas. Exemplo disso é a mostra Rubem Braga – O Fazendeiro do Ar, realizada em 2013 para celebrar o centenário do escritor – também disponível no site. Dividida em cinco espaços, a mostra explora diferentes aspectos da vida de Braga, a começar de uma sala representando uma redação de jornal, para lembrar a sua atuação como redator.
As exposições virtuais do Museu da Língua Portuguesa estão disponíveis no site do museu.
Por Jornal da USP