SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Cultura > Livro reconstitui a história da música popular no Brasil

Livro reconstitui a história da música popular no Brasil

Ouça no link abaixo o programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 4 de setembro de 2020, que apresentou entrevista com o professor José Geraldo Vinci de Moraes, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, autor do livro Criar Um Mundo do Nada – A Invenção de Uma Historiografia da Música Popular Brasileira.

Download do audio

Nos anos 60, um grupo de jornalistas, musicólogos e artistas do Rio de Janeiro, inconformado com a falta de informações sobre a música popular brasileira, começou a pesquisar e a escrever sobre o tema. Através da análise de discos antigos, reportagens em jornais, partituras e fotografias, esse grupo – formado por nomes como Ary Vasconcelos, Edigar de Alencar, Mariza Lira, Orestes Barbosa e Lúcio Rangel, entre outros – reconstituiu uma longa e rica história que está ligada à formação da sociedade brasileira.

O trabalho desse grupo pioneiro é o tema do livro Criar Um Mundo do Nada – A Invenção de Uma Historiografia da Música Popular Brasileira, do professor José Geraldo Vinci de Moraes, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, publicado pela Editora Intermeios. Sobre esse livro, o professor conversou com o radialista Cido Tavares no programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nesta sexta-feira, dia 4.

Pixinguinha e Almirante: dois mestres da música popular brasileira – Foto: Reprodução/MIS

“Esses autores ampliaram enormemente o universo com que Mário de Andrade se preocupava nos anos 20 e 30”, destacou Vinci no programa, lembrando que o grupo do Rio de Janeiro se dedicou a um aspecto da cultura brasileira que Mário e seus seguidores, mais interessados pelo folclore, investigaram menos – a música popular. “O esforço deles foi ainda maior, porque, enquanto Mário de Andrade tinha uma rede de relações pessoais e institucionais que o ajudavam muito, o tipo de música que queriam registrar era marginalizado e pouco pesquisado por musicólogos e literatos.”

O livro de Vinci é resultado de décadas de pesquisas sobre a música popular brasileira, iniciadas pelo professor nos anos 80. Além de publicar livros e artigos sobre o tema, o professor e seus alunos mantêm o site Entre a Memória e a História da Música, que reúne textos, fotos e áudios relacionados à história da música no Brasil. “A criatividade e a riqueza cultural que a música popular no Brasil desenvolveu são uma das chaves para entender a sociedade brasileira”, disse Vinci.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

De Papo Pro Ar é transmitido pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre às sextas-feiras, às 18h30, inclusive via internet, através do site da emissora. No mesmo dia ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo radialista Cido Tavares.

As edições anteriores de De Papo Pro Ar estão disponíveis neste link.

Você pode gostar também de
Paul McCartney anuncia (gigantesco) livro com letras de suas canções
3 livros para começar a ler James Baldwin
Nobel de Literatura, Peter Handke tem dois bons livros lançados no Brasil
Anvisa aprova proposta que simplifica importação de produtos à base de canabidiol

Deixe o seu comentário