Na edição do Comida di Buteco 2021, o tema “Raízes” conduz a disputa pelo melhor petisco de Brasília. Ao todo, 15 bares, de várias regiões do Distrito Federal, participam do festival.
A votação vai até domingo (22). O público e um júri são responsáveis pela escolha (veja mais abaixo como votar).
Por causa da pandemia de Covid-19, os clientes podem experimentar o cardápio nos estabelecimentos, ou em casa, por meio do delivery. O cardápio deve ter preço máximo de R$ 27.
Todas as sextas-feiras e aos sábados, o DF1 e o G1 mostram os bares que participam do evento. Nesta sexta (20), é a vez de conhecer a Toca do Peixe, no Núcleo Bandeirante, e a Destilaria Beer, em Taguatinga. Para a competição, eles prepararam os petiscos “Atolado de Panga” e “Siri do Cerrado“.
CONHEÇA OUTROS PETISCOS QUE ESTÃO NA COMPETIÇÃO:
Para quem sente falta de uma praia em pleno Cerrado, a Toca do Peixe é uma boa opção para matar a saudade. O bar participa, pela terceira vez, do Comida di Buteco, e trouxe um petisco de peixe para o concurso.
Segundo o proprietário Lucas Freitas, os clientes curtem o clima praiano, mas não é só na decoração. “O tira-gosto aqui também tem um pézinho na praia? Um filezinho de peixe é bom também”, afirma Lucas.
“Como o tema desse ano é ‘raízes’, o bar fez o prato chamado ‘Atolado de Panga’. O prato é o creme de mandioca, filé de pangasius premium e espinafre. O queijo parmesão vai gratinado no forno durante cinco minutos, e está tudo certo”, explica.
Toca do Peixe
A Destilaria Beer começou como uma pequena distribuidora de bebidas, e depois foi “ganhando forma” e se tornou um bar. Em 2019, a destilaria ficou com o 2º lugar do concurso Comida di Buteco.
Este ano, o proprietário Odair Leite disse que “vem para ganhar”. “Para esse ano, vou deixar o segundo e o terceiro lugar para alguns. Vou preferir ficar no primeiro”, diz.
O petisco do concurso é o “Siri do Cerrado”, mas tem uma pegadinha no nome. “Não vai siri. É uma casquinha de mandioca, recheada com carne seca, dentro do tema raízes, né?”, explica.
“A gente juntou todo tipo de raízes possíveis, que já vendem e servem em qualquer boteco de esquina. Aí, pegamos a batatinha, juntamos a cenoura, a mandioca, o gengibre que tem no quentão, na bebida. E o melhor de tudo é o molho, que juntou com o “para tudo” [bebida] e se transformou em um molho excelente” afirma Odair.
Destilaria Beer
O concurso Comida di Buteco em Brasília começou no dia 30 de julho e vai até 22 de agosto. No Brasil, esta é a 21ª edição do concurso.
A votação para escolher a melhor Comida di Buteco de Brasília será definida por um júri selecionado pela organização e também pelo público que experimenta os petiscos – mas só pode votar quem vai ao bar. O peso do júri e dos clientes na apuração é o mesmo, 50% cada.
Os votos físicos são recolhidos e apurados por uma empresa de pesquisa independente e especializada. O vencedor de Brasília participa da eleição para “Melhor Buteco do Brasil”.
Por G1