Localizado no bairro de Areias, na Zona Oeste do Recife, o bar Esquina do Malte criou o petisco “Minhas raízes” para participar do Comida di Buteco deste ano. O festival acontece até domingo (22) em 21 locais na capital pernambucana, em Olinda e Jaboatão dos Guararapes.
Durante o evento, cada um dos estabelecimentos participantes no Grande Recife oferecem um prato no valor fixo de R$ 27. Na edição deste ano do Comida di Buteco, os bares e restaurantes foram desafiados a criar um prato que levasse raízes.
Na Esquina do Malte, o petisco é feito com bolinhos à base de raízes típicas, como mandioca, batata-inglesa e batata doce. No recheio, há costela, feijoada e camarão, além dos queijos coalho e muçarela.
“Nosso prato tem muita identidade e muito amor. A gente criou um mix de raízes. Peguei as três raízes básicas nossas: macaxeira, batata-inglesa e doce e fiz uma massa só. Recheei com os principais petiscos do boteco”, afirmou o dono do bar, Rafael Costa.
O petisco é servido com molhos especiais da casa, que também são à base de raízes. “As nossas famosas maioneses defumadas, que são de gengibre, beterraba e alho com cebola”, disse.
Por conta da pandemia da Covid-19, o evento foi adiado quatro vezes e tem como lema o movimento “Salve os butecos”. A proposta é ajudar os locais a enfrentarem o período de crise do setor.
O Esquina do Malte fica localizado na Avenida Tenente Felipe Bandeira de Melo, 97, no bairro de Areias. O bar fica aberto das 17h às 23h, de terça-feira a domingo.
Além dos petiscos pelo valor fixo, o festival também elege os melhores botecos de cada uma das 21 localidades brasileiras. No site do evento, é possível encontrar todos os endereços participantes.
Após apreciarem os pratos, os clientes podem dar uma nota para o petisco, em aspectos como sabor, atendimento e temperatura da bebida, além da higiene do estabelecimento.
Na primeira etapa da competição, os vencedores são escolhidos pela votação do público. Na segunda fase, uma comissão de jurados visita os campeões para eleger o melhor petisco do Brasil.
O festival também promove uma campanha solidária para dividir R$ 3 milhões igualmente, entre todos os bares e restaurantes participantes do concurso.
Por G1