SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Comida > Comida di Buteco: conheça o ‘Sanduba Sambadim’ e ‘Afogadinho na Mandioca’, pratos na disputa de melhor petisco do DF

Comida di Buteco: conheça o ‘Sanduba Sambadim’ e ‘Afogadinho na Mandioca’, pratos na disputa de melhor petisco do DF

A edição do “Comida di Buteco 2021” vai eleger o melhor petisco que tenha uma raiz na receita. No Distrito Federal, 15 bares, de várias regiões, participam do concurso. Este ano, a competição vai funcionar em modelo híbrido, mas com foco no delivery, em razão da pandemia de Covid-19.

Às sextas-feiras e aos sábados, o DF1 e o G1 vão mostrar, até o final do concurso, dois bares por dia e suas “invenções gastronômicas”. Nesta sexta (13), conheça o Pardim e o Bar dos Cunhados.

Para a competição, eles prepararam o “Sanduba Sambadim” e o “Afogadinho na Mandioca”. Conheça um pouco da história desses “butecos” e dos petiscos que estão na disputa.

VEJA TAMBÉM:

O Pardim, aberto há dez anos, já pode ser considerado uma referência de “buteco” em Brasília. O bar já está participando do concurso Comida di Buteco pela terceira vez.

“Eu pensei na batata doce como raiz, e o peixe, pensei no bacalhau, porque dá para fazer o hambúrguer. […] E o nome? ‘Sambadim’. O nosso samba é bem famoso, né?! Samba de buteco”, diz Iracélia.

O público já aprovou a invenção. A produtora cultural Lia Assunção provou o sanduíche desconfiada, mas gostou, e muito. “Quando eu vi que era um sanduíche de bacalhau pensei: ‘gente, mas vocês têm tanto petisco, vai logo fazer um peixe?’ Mas eu me surpreendi”, conta.

“Ainda mais bacalhau, né?! Acho que tem um sabor muito forte. E é um hambúrguer. Achei que ia ser um sanduíche, os pedacinhos. Mas eu amei. Eles mandam muito bem no molho. O [molho] dos outros sanduíches também é muito bom. Aprovadíssimo!”, afirma a cliente.

Pardim

Não dá para falar em “Comida di Buteco” sem falar do Bar dos Cunhados. Esta é a sexta participação do estabelecimento no concurso que, desta vez, apresenta o Afogadinho na Mandioca.

“Preparamos uma carne de sol feita na panela de pressão. Após cozinhar, a gente tira, desfia e coloca alho dourado, bacon e mais alguns ingredientes secretos”, conta a responsável pelo prato.

Bar dos Cunhados

O concurso Comida di Buteco em Brasília começou em 30 de julho e vai até o dia 22 de agosto. Ao longo desta edição, o DF1 e o G1 vão mostrar todos os 15 restaurantes e os pratos que estão na disputa.

A votação para escolher a melhor Comida di Buteco de Brasília é definida por um júri selecionado pela organização e também pelo público que experimenta o petisco dentro do estabelecimento. O peso do júri e dos clientes na apuração é o mesmo, 50% cada.

Os votos físicos são recolhidos e apurados por uma empresa de pesquisa independente e especializada. O vencedor de Brasília participa da eleição para Melhor Buteco do Brasil.

Por G1

Deixe o seu comentário