A edição do Comida di Buteco 2021 vai eleger o melhor petisco que tenha uma raiz na receita. No Distrito Federal, 15 bares, de diferentes regiões, participam do concurso.
Até domingo (22), é possível votar para escolher qual deles tem o melhor prato. Por causa da pandemia de Covid-19, a competição funciona em modelo híbrido: por delivery, ou servida no local –mas só pode votar quem for ao bar (saiba mais abaixo).
Ao longo da edição 2021, o DF1 e o G1 mostraram, às sextas-feiras e aos sábados, os bares e as invenções gastronômicas de cada um deles. Neste sábado (21), conheça o último bar que concorre ao prêmio de melhor petisco do DF: o Nordestino, no Núcleo Bandeirante. Para a competição, o estabelecimento preparou o “Bata no Peito Nordestino“.
CONHEÇA OUTROS PESTICOS QUE ESTÃO NA COMPETIÇÃO:
Um pedacinho do nordeste, no Núcleo Bandeirante, o restaurante Nordestino é parte da história da região. Segundo o proprietário, Valdemir Machado, o bar está na terceira geração.
“Esse bar foi inaugurado em 1963. Era no Mercado Diamantina, lá embaixo, no primeiro mercadão. Lá era um barzinho bem simples, praticamente vendia só pinga e aqueles tira gosto de carne, bife, cuscuz. Aí, em 74, nós viemos pra cá”, conta o dono do Nordestino.
Mas, mesmo depois de tanto tempo, o Nordestino preserva o tempero do começo. “Nossos cozinheiros, um tem 20 anos, outro tem 15 anos que estamos com ele. O tempero é o mesmo”, diz Machado.
“Temos pratos muito fortes de venda, que são a buchada, o carneiro, o sarapatel e o feijão. Esses quatro pratos são muito tradicionais no nordeste”, conta.
O petisco escolhido para o concurso tem, no principal ingrediente, um elemento muito valorizado pelos nordestinos: as raízes. O “Bata no Peito Nordestino” é um peito de bovino cozido com batatas e farofa.
“Quando é pra botar algo novo no cardápio, senta eu e meu filho, e a gente vê. O que a gente gostar, nós fazemos de petisco gratuito pra nossa clientela avaliar. Não é só o nosso gosto, nosso cliente é quem vai avaliar isso”, explica.
Por G1