SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Cultura > Visite a Pinacoteca sem sair de casa e curta várias atividades legais!

Visite a Pinacoteca sem sair de casa e curta várias atividades legais!

Por que você não usa o tempo livre da quarentena para aprender um pouquinho mais sobre arte? Um dos museus mais legais e bonitos de SP, a Pinacoteca do Estado tem uma programação online bem bacana para te ajudar a sobreviver ao tédio do isolamento. Dá uma olhada! ????

Pinacoteca do Estado

Crédito: @PinacotecaSP/FacebookPinacoteca te ajuda a sobreviver à quarentena com uma programação online incrível

Quem ainda não conhece o museu – ou simplesmente quer matar saudades da Pina – pode começar fazendo um tour virtual por esse prédio histórico. Por meio deste link aqui, você pode percorrer, com visão 360º, algumas das principais salas da instituição e contemplar de longe algumas obras do acervo permanente.

Se você quiser explorar centenas de obras do acervo da instituição mais de pertinho e ainda aprender um pouco mais sobre cada uma delas, basta clicar neste link aqui. No mesmo endereço, você encontra um aulão de respeito sobre a icônica pintura “O Mestiço”, do mestre brasileiro Cândido Portinari (1903-1962).

Quadro 'O Mestiço', de Cândido Portinari

Crédito: Acervo da Pinacoteca do Estado de São PauloConheça todos os detalhes sobre “O Mestiço” (1934), de Cândido Portinari, no Google Arts & Culture

A Pinacoteca ainda disponibiliza em seu canal no YouTube vários conteúdos interessantes, como vídeos de making of de montagem de algumas exposições que passaram por lá e um flashmob divertido com vários instrumentistas tocando o tema clássico “Bolero de Ravel” dentro do prédio.

Outro destaque é a roda de conversa “Desobediência Poética” entre a artista Grada Kilomba e a filosofa feminista Djamila Ribeiro. O bate-papo rolou por lá em 2019.

Outra conversa bacana é “Mulheres Radicais: arte latino-americana, 1960-1985”, sobre a exposição homônima que passou por lá em 2018 só com obras de artistas mulheres. Estão presentes no bate-papo as artistas Maria Eugenia Chellet, Maria Evelia Marmolejo, Paz Errazuriz, Cecilia Vicuña, Lole de Freitas e Vera Chaves Barcellos, além das curadoras da mostra Cecília Fajardo-Hill e Andrea Giunta.

A criançada também tem espaço na programação online da Pinacoteca. O site da instituição disponibiliza vários jogos e brincadeiras educativas sobre arte e as obras do acervo. Pode ser um momento bem bacana para passar em família.

jogos e brincadeiras para crianças no site da Pinacoteca

Crédito: Site da Pinacoteca de São PauloJogos e brincadeiras no site da Pina ensinam sobre arte para crianças

Além de tudo isso, às manhã durante o período de quarentena, a Pinacoteca posta em sua fanpage no Facebook fotografias de suas obras, com detalhes e curiosidades bem bacanas sobre cada uma delas.

Por Ctraca Livre

Você pode gostar também de
Humanismo abstrato de Fayga Ostrower ganha exposição na Pinacoteca
Exposição da polonesa Fayga Ostrower colore a Pinacoteca
Pinacoteca de São Paulo inaugura sua primeira mostra de arte indígena contemporânea
OSGEMEOS abrem retrospectiva na Pinacoteca: “Essa é a nossa missão, levar energia positiva às pessoas”

Deixe o seu comentário