Poucos dias atrás postei no meu Instagram minha fortaia, uma espécie de omelete de queijo, de café da manhã. Obviamente fiz uma versão mais leve para esse período do dia e fez bastante sucesso com os seguidores.
Algumas receitas são de origem italiana, então são comuns em algumas famílias, mas outras pessoas se interessaram bastante pelo prato, pelo fato de ser uma ótima opção para quem está de dieta ou restringindo carboidratos de sua alimentação. Independentemente de qual for o seu caso, a fortaia surpreende pela facilidade e sabor marcante.
Se você desejar incrementar ou trocar de ingrediente, fique à vontade, mas o sabor delicioso que o queijo colonial dá a essa receita desde sua versão original, é indispensável. A diferença é que nessa versão não iremos usar o salame (ou linguiça colonial), por ser um embutido e com muita gordura e sódio.
Existem também duas versões, uma cremosa e outra em formato de omelete mesmo, para você cortar em pedaços e comer. Hoje vou ensinar a verão mais rápida, para ajudá-lo na praticidade do dia a dia. Garanto que começar o dia com esse queijo tostadinho no prato é maravilhoso.
Ingredientes
- 4 a 5 fatias de queijo colonial ou queijo canastra (use o queijo maturado que tiver acesso)
- Sal e pimenta preta moídos a gosto
- Opcional: cogumelos fatiados, cebola, alho, presunto cru, palmito
Modo de preparo
- Misture e bata os ovos levemente com um garfo e coloque sal e pimenta. Unte uma frigideira com um fio de azeite ou manteiga e coloque os ovos. Deixe em fogo médio para que cozinhe de um lado;
- Quando estiver no ponto de virar, assim como uma panqueca, coloque as fatias de queijo espalhadas por cima, aumente o fogo e vire a face com o queijo para baixo. Deixe que o queijo toste por 1 a 2 minutos e desligue o fogo;
- Caso você opte por colocar outros ingredientes, como cogumelos, em sua receita, misture-os nos ovos ainda crus e faça o mesmo processo, deixando o queijo para tostar por último.
Por UOL