O aniversário de uma das mais importantes casas de espetáculos da América Latina não poderia passar despercebido! Por isso, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro preparou uma intensa programação online para celebrar o dia 14 de julho.Crédito: @RoleCarioca/FacebookOs 111 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro são comemorados em grande estilo
São várias atrações, pensadas para um público de diversas idades. Para não perder nada, acompanhe o Instagram e o Facebook do Theatro.
No dia 14, data em que é oficialmente celebrada da inauguração do Municipal, estão programadas três lives sobre o destino da cultura pós-pandemia e a história da casa. A primeira acontece às 11h, a segunda, às 15h, e a última, às 18h.
Crédito: Theatro.municipal.3/ FacebookQue lindeza esse teatro, não?
Para quem tem curiosidade de saber como eram os concertos no começo do século 20, a instituição disponibiliza gravações históricas de cantores que participaram da primeira temporada lírica do Theatro Municipal, em 1910.
Os músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresentam a obra “Primeiro Movimento do Concerto para Dois Violinos em Ré Menor”, de Bach, adaptada para um ritmo brasileiro bem carioca, o samba. A performance conta com a presença de Tamara Barquette, William Doyle, Rafael Belo, Nayara Tamarozi e Sérgio Naidin.
Crédito: Theatro.municipal.3/ FacebookEsse lugar rende cliques belíssimos, não?
Outro vídeo especial feito para o aniversário do Theatro Municipal do Rio de Janeiro é a adaptação do coral “Jesus, alegria dos homens”, para a última parte da “Cantata BWV147”, de Bach.
Gosta de fotografar? Então que tal participar da “Copa de Fotografia 2020”? Fotógrafos profissionais e amadores de todo o Rio de Janeiro podem se disputar em duas modalidades. Na primeira categoria, os participantes dos anos anteriores podem inscrever uma foto antiga, que não tenha participado dos outros concursos.
Já na segunda, “Lembrança do Municipal”, o público pode enviar uma foto do acervo pessoal que tenha sido feita em uma visita guiada ou em um espetáculo do Theatro. Basta publicar a imagem nas redes sociais com a #111anostheatromunicipal. As melhores serão expostas nas redes da instituição e concorrerão a prêmios de 1º, 2º e 3° lugares.
Outra atração é a série “À Margem”, uma produção dos bailarinos do Corpo de Baile inspirada no ballet “O Lago dos Cisnes”. Com direção da coreógrafa Patrícia Miranda, os seis episódios são exibidos às terças, quintas e sábados no Facebook da instituição. No entanto, no dia 14, eles se transformam em um único vídeo que será apresentado na íntegra.
A criançada pode se divertir com o quiz “Advinha quem é?”, que é disponibilizado gratuitamente por meio das redes sociais e do site do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Na atividade, os pequenos vêem a imagem de um camafeu – mas não o docinho de nozes! – com grandes figuras do mundo das artes, (escritores, dramaturgos e compositores) e precisam descobrir quem é. Camafeu é uma técnica que utiliza camadas sobrepostas para criar uma escultura em alto relevo utilizada em joias e broches.
Crédito: Wikimedia CommonsUm camafeu semelhante a esse será apresentado para a criançada no Quiz
O Centro de Documentação também disponibiliza uma exposição sobre Antônio Francisco Braga, o primeiro maestro da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal.
Homenagens ao aniversário do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Para deixar a programação ainda mais impactante, foram colhidos depoimentos em vídeo de 111 personalidades importantes para a cultura e colaboradores do Theatro Municipal. Nomes como Gilberto Gil, Glória Pires, o maestro Isaac Karabitchevsky, Tatiana Leskova, Fafá de Belém, Totia Meireles, Renata Sorrah e Lenine fazem suas homenagens à instituição.
Entre os funcionários que fizeram história no Municipal, destacam-se os depoimentos dos primeiros bailarinos Ana Botafogo, Cláudia Mota e Cícero Gomes, da camareira mais antiga, que trabalha há 23 anos no Theatro, Leila Melo, e da bailarina Irene Orazem, que começou na escola aos oito anos e hoje, aos 80 anos, é chefe de figurino.
Por Catraca Livre