SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Cultura > Theatro Municipal do RJ abre temporada de concertos online

Theatro Municipal do RJ abre temporada de concertos online

Chegou a hora de viajar ao som de grandes mestres da música erudita: o Theatro Municipal do Rio de Janeiro está aberto para a temporada 2021. Pode preparar o look, abrir o espumante e curtir o melhor da música clássica sem sair de casa!

Orquestra de Cordas do Theatro Municipal do RJ - concertos online

A Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro está completando 90 anos. E, para marcar a comemoração, o Theatro lança a “Temporada 2021 Abertura On-Line”.

As apresentações acontecem às sextas-feiras, dias 7, 14 e 21 de maio, sempre às 18h, no canal do YouTube do Theatro Municipal. São três concertos inéditos, dois gravados no palco principal e um no foyer, seguindo todos os protocolos de proteção à Covid-19.

Na estreia, dia 7 de maio, é a Orquestra de Cordas que comanda o concerto com obras de Händel, Warlock e Elgar. A apresentação foi dividida em três números, cada um dedicado a obra de um compositor diferente.

A regência fica nas mãos de Priscila Bomfim e a curadoria é do maestro titular e diretor artístico do Theatro Municipal do RJ, Ira Levin.

Theatro Municipal do RJ, orquestra sinfônica

A orquestra abre os trabalhos com Händel. Depois, o naipe de cordas foca no compositor Peter Warlock, que fez uma releitura baseada em um manual de danças renascentistas. A ”Suite Capriol” é um dos trabalhos mais populares dentro do repertório orquestral e explora a característica de seis diferentes danças do período renascentista.

Fechando o primeiro concerto tem a “Serenata para Cordas Opus 20 em Mi menor”, de Edward Elgar. Uma curiosidade: essa peça é uma das mais executadas por orquestras de cordas no mundo todo!

Orquestra de Cordas do Theatro Municipal do RJ - concertos online

Se você não sabe o que é o naipe de cordas, a Agenda Catraca Livre explica: naipe ou família de cordas consiste nos instrumentos violino, viola, violoncelo, contrabaixo e harpa. Ou seja, todos os instrumentos de cordas de uma orquestra.

A Orquestra de Cordas volta aos palcos no dia 14 de maio, dando início ao primeiro concerto da Série Mozart. O compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart é um dos maiores nomes da música erudita da história!

Outro destaque da performance é “Minuetto e Trio”, do compositor italiano Boccherini. Uma curiosidade: prolífero, Boccherini escreveu mais de cem quintetos de cordas para dois violinos, viola e dois violoncelos. Impressionante, não?

Quinteto de Metais, Orquestra Sinfônica Municipal do RJ

No dia 21 de maio, quem encanta o público é o Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica. Desta vez, o cenário é o foyer do Theatro Municipal do RJ. O grupo é formado por Jessé Sadoc e Wellington Moura no trompete, Philip Doyle na trompa, Gilmar Ferreira no trombone tenor e Leandro Dantas no trombone baixo.

O que vamos escutar? “Fuga em Sol Menor” – do gênio da música Johann Sebastian Bach -, além de composições de Giovanni Gabrieli, Victor Ewald, Henrique Alves Mesquita e Ernesto Nazareth.

Um pouco de história…

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro ganhou sua própria orquestra em 1931, 22 anos após sua abertura. A orquestra fez seu primeiro concerto no dia 5 de setembro daquele mesmo ano, sob a regência do maestro titular Francisco Braga.

Além de grandes nomes da regência mundial terem dirigido a orquestra, ela também foi comandada por compositores consagrados, como Igor Stravinsky, Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone, Radamés Gnatalli, Camargo Guarnieri, entre outros.

Por Catraca Livre

Você pode gostar também de
Theatro Municipal celebra centenário de sua primeira bailarina negra
Theatro Municipal de São Paulo inaugura novo tour virtual
Theatro Municipal de SP inaugura tour virtual com narração de Marisa Orth
Art Nouveau de Alphonse Mucha ganha exposição no CCBB RJ

Deixe o seu comentário