SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Vida Saudável > Pele ressecada piora a coceira

Pele ressecada piora a coceira

O que é a coceira? Duas especialistas responderam essa pergunta no Bem Estar no É de Casa. A alergista Ariana Yang explica que a coceira é um sintoma, um sinal de alerta que algo está errado no corpo.

Mas atenção: nem tudo que coça é alergia. A coceira pode indicar sim, a alergia, mas também pode ser uma inflamação ou uma doença sistêmica.

E o sol, pode provocar coceira? “Sim, existe alergia ao sol. O sol chega até a gente através dos raios. Para alguns tipos de doença, como dermatite de contato, o contato da luz ultravioleta pode ativar substâncias que causam a alergia”, explica a alergista.

Outra coisa que pode provocar a coceira é o ressecamento da pele. “A pele seca, hoje, é a maior causa de coceira”, diz a dermatologista. A pele coça porque perdeu a barreira de proteção. Por isso, é muito importante hidratar a pele, não usar bucha e não tomar banho muito quente e demorado.

Estresse e coceira

O estresse não é a causa da coceira, mas pode ser um agravante dos processos inflamatórios da pele. Várias doenças de pele pioram por causa do estresse, como a dermatite atópica. O estresse altera a imunidade, podendo desencadear várias coceiras.

Manu luta contra a dermatite atópica
Manu luta contra a dermatite atópica

Dermatite atópica

É um processo inflamatório crônico da pele que causa lesões avermelhadas que coçam muito e, às vezes, descamam. Nas crianças pequenas pode aparecer no rosto. Nas crianças maiores e adultos pode aparecer nas dobras dos joelhos e cotovelos. As causas são desconhecidas, mas há evidências de que a predisposição genética e o histórico familiar influenciam no aparecimento da doença.

Por G1

Você pode gostar também de
Glitter faz mal à pele? Saiba como usá-lo e cuidados ao removê-lo
Campanha contra câncer de pele é estendida até o fim do verão
Arqueólogos encontram duas tumbas e tesouro de mais de 3,5 mil anos na Grécia
Rolling Stones voltarão à ativa em 2020

Deixe o seu comentário