Quem mora no Rio não tem do que reclamar quando o assunto é rolé em meio à natureza!
Um dos principais pontos turísticos da Região Serrana, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos oferece aos visitantes diversas opções de lazer, como caminhadas em trilhas, escaladas, rapel, banhos de cachoeira, piquenique, camping, visitas históricas e culturais – tudo com direito a paisagens deslumbrantes!
Terceiro parque mais antigo do país – criado em 1939 -, o PARNASO é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral que preserva amostras representativas dos ecossistemas nacionais. São 20.024 hectares de Mata Atlântica protegida nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.
O parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas. Além disso, protege os mananciais que drenam para as duas principais bacias hidrográficas fluminenses: a do Paraíba do Sul e a da Baía de Guanabara.
A maior rede de trilhas do Brasil fica no Parque Nacional da Serra dos Órgãos — são mais de 200 quilômetros em todos os níveis de dificuldade! É lá que fica o famoso Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo. Outro destaque é Pedra do Sino, no ponto mais alto, a 2.275 metros de altitude.
Além disso, o local abriga quedas d’água famosas, como as duas Véu de Noiva, sendo a de Petrópolis a mais famosa, com 42 metros de queda.
PARQUE GUINLE: RECANTO VERDE NO CORAÇÃO DE LARANJEIRAS
Você pode entrar no PARNASO por três sedes. A principal fica na área urbana de Teresópolis, mas também há acessos em Petrópolis e Guapimirim. Vem ver como chegar!
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos abre todos os dias, das 8h às 17h, mas também é permitida a entrada entre 6h e 8h e entre 17h e 22h mediante compra antecipada de ingressos. Os valores vão de R$ 4 a R$ 59. Confira aqui a tabela e compre o seu!
Fonte: Catraca Livre