Após quatro meses de isolamento, a Orquestra Petrobras Sinfônica criou um festival gratuito para presentear o público com muita música boa! Composto por oito concertos online, exibidos no YouTube, o evento reúne composições clássicas e pop.Crédito: @PetrobrasSinfonica/ FacebookFestival online da Orquestra Petrobras Sinfônica reúne música clássica e pop
Aproveitando as já tradicionais séries batizadas em homenagem aos pintores brasileiros Djanira e Portinari, o “Festival Online Petrobras Sinfônica” apresenta releituras de Queen, Beethoven, Tchaikovsky, Astor Piazzolla e Heitor Villa-Lobos, entre outros grandes nomes.
A programação acontece entre os dias 17 e 19 de julho, em diversos horários. Dez minutos antes de cada sessão tem um prelúdio com o maestro Isaac Karabtchevsky, diretor artístico e regente titular do grupo – com exceção do concerto “Bohemian Rhapsosy”.
O primeiro concerto da Orquestra Petrobrás Sinfônica acontece às 17h do dia 17 de julho. Chamada de “Convidados Clássicos”, a apresentação inclui sucessos de Ravel, Händel e Mozart, além da presença da harpista Cristina Braga e do flautista Murilo Barquette.
Mais tarde, às 20h, o público pode se encantar com alguns hits do Queen que estão no longa “Bohemian Rhapsody”, como “Love of my life”, “Under Pressure”, “We Are the Champions”, “Don’t Stop Me Now” e “We Will Rock You”.
A série “Djanira” é composta por três concertos que acontecem ao longo do dia 18: “Beethoven” (11h30),“Século XX” (15h), com composições de Gabriel Fauré, Ernani Aguiar, César Guerra-Peixe e Béla Bartók, e “Piazzolla” (18h30).
Já os concertos em homenagem ao Portinari ocupam o dia 19 de julho. São eles “Barroco” (11h30), com Händel, Bach, Rameu e Vivaldi, “Classico” (15h), com Haydn e Mozart; e “Brasil” (18h30), com Villa-Lobos, Claudio Santoro, César Guerra-Peixe e Ernani Aguiar.
Durante os três dias, o “Festival Online Petrobras Sinfônica” também busca ajudar músicos e artistas que estão sem trabalho nesse período de pandemia. Para isso, serão arrecadadas doações para as instituições Retiro dos Artistas, Cesta Solidária e Escola de Música da Rocinha, em dias diferentes.
As transmissões são realizadas direto do palco da Cidade das Artes (RJ). Para garantir a segurança de todos, a Orquestra segue estritamente as orientações emitidas pelos órgãos oficiais responsáveis frente à pandemia da covid-19. Além do aconselhamento permanente de uma equipe de saúde, foram implementados diversos protocolos de segurança recomendados pela Fundação Oswaldo Cruz.
Por Catraca Livre