SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Comida > O vinho ideal para acompanhar o bacalhau

O vinho ideal para acompanhar o bacalhau

O bacalhau é um ingrediente muito especial, com características únicas. Dessa forma, não podemos categorizá-lo no grupo de peixes na hora de combiná-lo com vinho. Como se diz em Portugal, bacalhau é bacalhau.

A harmonização de vinho com bacalhau deve ser feita levando em consideração o tipo do bacalhau, o modo de preparo e os ingredientes que compõem a receita. Tecnicamente falando, há sim um vinho certo para cada receita de bacalhau. Vamos descobrir qual é?

Lombo de bacalhau 
Cortes do bacalhau com textura fibrosa, suportam vinho tinto, pois o tanino ajuda a romper as fibras e a deixar a mastigação mais macia. Uvas como Merlot, Sangiovese, Cabernet Franc, ou ainda exemplares de regiões vinícolas portuguesas, como: Douro, Dão, Beira Interior e Alentejo Norte são boas opções. Outra possibilidade é combinar a receita com um rosé de cor escura ou um branco encorpado.

Bacalhau com Natas 
A característica principal desse prato é a textura cremosa. Procure por vinhos brancos com textura untuosa e acidez pronunciada, como os do Alentejo ou ainda exemplares de Chardonnay. Os espumantes pelo método tradicional caem perfeitamente bem, pois são mais encorpados e com acidez elevada. As dicas também valem para risoto e arroz cremoso de bacalhau e outras receitas com molho branco, bechamel e creme de leite 

Salada de bacalhau vai muito bem com um vinho branco fresco
Salada de bacalhau vai muito bem com um vinho branco fresco

Salada de Bacalhau
Pratos frios, como salada e vinagrete, precisam de um vinho branco leve, com boa intensidade aromática e acidez alta. Nesse tipo de prato, o bacalhau é mais coadjuvante, então vale identificar outro sabor que queria dar evidência e escolher um vinho com notas aromáticas semelhantes. Como, por exemplo, realçar o sabor do coentro, um vinho com a uva Loureiro pode ser uma boa opção. Outro ponto importante, é se atentar aos ingredientes utilizados, como maionese ou vinagre. Maionese tende a deixar o prato gorduroso e vinagre muito ácido, então é preciso procurar por vinhos que equilibrem essas características, como acidez e dulçor, respectivamente. Vinhos com as castas Sauvignon Blanc, Pinot Grigio e Garganega ou ainda brancos de Lisboa, dos Vinhos Verdes e Bairrada funcionam bem.

Bolinho de bacalhau
Opções fritas, como bolinho de bacalhau, pataniscas e pastel, precisam de um vinho com alta acidez para neutralizar a gordura oriunda do óleo. Vinhos com efervescência potencializam essa acidez. Nesse caso, frisantes e espumantes nature, extra-brut e brut são excelentes opções. Brancos com notas cítricas também caem muito bem, como Pinot Grigio, Catarrato ou os brancos dos Verdes fazem uma ótima harmonização com o bacalhau.

Por Revista Adega

Deixe o seu comentário