Redação QG
Antes proibida, a ida da icônica obra Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci para o Louvre agora é certa. Um tribunal italiano liberou o transporte da peça, que está localizada em Veneza, para o museu, onde vai acontecer uma exposição marcando os 500 anos da morte do artista. A exibição deve ocorrer a partir do dia 24 de outubro.
O transporte da obra havia sido suspenso na semana passada após o grupo de cultura Italia Nostra argumentar que a peça era muito frágil para ir ao Louvre. Para você entender, o Homem Vitruviano raramente é exposto à luz pois o material de 500 anos de idade pode ser danificado. A última aparição pública da obra foi ano passado, em um evento na Gallerie dell’Accademia, onde a peça atualmente está.
O Italia Nostra emitiu recurso em um tribunal em Vêneto, região da cidade de Veneza, mas o apelo foi rejeitado. Na decisão, os juízes afirmaram que o pedido do grupo cultural não procede pois “não oferece elementos o suficiente para apoiá-lo”. As autoridades ainda disseram que emprestar a obra ao museu francês ajudaria a imagem da Gallerie dell’Accademia pela “excepcional importância mundial” da exposição.
Cientes da delicada condição do desenho, os juízes determinaram que a quantidade máxima de luz na qual a obra deve ser exposta é de 25 lux – e ela também deve ser conservada no escuro por um período maior para compensar a quantidade de luz recebida durante as exposições ao longo do ano.