SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Cultura > O ‘Homem Vitruviano’ de Leonardo da Vinci está liberado para exposição no Louvre

O ‘Homem Vitruviano’ de Leonardo da Vinci está liberado para exposição no Louvre

Redação QG

Antes proibida, a ida da icônica obra Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci para o Louvre agora é certa. Um tribunal italiano liberou o transporte da peça, que está localizada em Veneza, para o museu, onde vai acontecer uma exposição marcando os 500 anos da morte do artista. A exibição deve ocorrer a partir do dia 24 de outubro.

O transporte da obra havia sido suspenso na semana passada após o grupo de cultura Italia Nostra argumentar que a peça era muito frágil para ir ao Louvre. Para você entender, o Homem Vitruviano raramente é exposto à luz pois o material de 500 anos de idade pode ser danificado. A última aparição pública da obra foi ano passado, em um evento na Gallerie dell’Accademia, onde a peça atualmente está.

O Italia Nostra emitiu recurso em um tribunal em Vêneto, região da cidade de Veneza, mas o apelo foi rejeitado. Na decisão, os juízes afirmaram que o pedido do grupo cultural não procede pois “não oferece elementos o suficiente para apoiá-lo”. As autoridades ainda disseram que emprestar a obra ao museu francês ajudaria a imagem da Gallerie dell’Accademia pela “excepcional importância mundial” da exposição.

Cientes da delicada condição do desenho, os juízes determinaram que a quantidade máxima de luz na qual a obra deve ser exposta é de 25 lux – e ela também deve ser conservada no escuro por um período maior para compensar a quantidade de luz recebida durante as exposições ao longo do ano.

Você pode gostar também de
Louvre deixará Mona Lisa mais acessível para curiosos após pandemia
Uma visita virtual às exposições do Museu da Língua Portuguesa
Saiba tudo sobre Leonardo Da Vinci nas lives do MIS Experience
Writing the Future: exposição virtual exibe obras raras de Basquiat

Deixe o seu comentário