O que vale é que quarta é feriado. Esta semana vai custar muito menos. De qualquer forma, hoje acordei com uma preguicite aguda e sem paciência para ir ao supermercado. Por isso, hoje o jantar vai ser feito com os ingredientes que temos em casa. Ela decidiu, está decidido. E o meu querido Marido Mistério já concordou em fazer esta receita do blog How Sweet Eats para o jantar de hoje.
Só precisamos de alho, azeite, manteiga sem sal e sal para o molho de manteiga de alho. Depois, precisamos de tomate cherry, azeite, sal, pimenta, massa bucatini (ou outra que tiver em casa), parmesão fresco ralado, piripíri e folhas de manjericão fresco.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.
Pré-aqueça o forno a 180º C.
Comece por tostar o alho. Corte o topo das cabeças e retire as peles. Espalhe um fio de azeite por cima de cada cabeça. Embrulhe as cabeças de alho com uma folha de papel de alumínio e leve ao forno durante 45 a 60 minutos até o alho caramelizar e ficar dourado. Deixe arrefecer ligeiramente.
Esprema os dentes de alho para uma taça e tempere-os com sal. Esmague-os com um garfo. Adicione a manteiga e misture durante alguns minutos, espalhando bem o alho.
Embrulhe a manteiga de alho em película aderente e guarde no frigorífico para endurecer.
Com o forno ainda ligado, disponha o tomate cherry num tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal. Tempere com azeite, sal e pimenta e misture.
Leve ao forno durante 20 a 25 minutos, até começarem a rebentar.
Enquanto isso, ferva uma panela com água e sal e coza a massa seguindo as instruções da embalagem.
Escorra a massa e junte 1 a 2 colheres de sopa da manteiga de alho (ou mais, se gostar muito!).
Adicione o queijo parmesão ralado, o piripíri e o tomate cherry assado.
Decore com as folhas de manjericão e sirva logo.
Por Casal Misterio