SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Cultura > MAC organiza lives sobre exposições em preparo

MAC organiza lives sobre exposições em preparo

Os museus podem até estar fechados em razão das regras de distanciamento social, mas parados eles não ficam nunca. É isso que o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP quer mostrar com a série de lives que preparou para o mês de agosto. Nos dias 8, 15, 22 e 29 deste mês, sempre às 11 horas, o canal do MAC no YouTube vai transmitir quatro lives abordando as exposições que estão em preparo no museu. 

A primeira live, neste sábado, dia 8, falará sobre o lançamento da mostra on-line Video_MAC, e é resultado do pós-doutorado do produtor cultural e curador independente Roberto Cruz. No exposição, ele reconstitui um momento de pioneirismo do MAC, quando em 1977 e 1978 colocou em funcionamento um laboratório para que artistas pudessem experimentar, criar e difundir videoarte. Quem também participa da live é Gabriel Borba, artista que viveu essa época do museu e conta sobre seus trabalhos.

No dia 15, o debate será entre Regina Silveira, artista e professora aposentada da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e o arquiteto Álvaro Razuk. Eles vão conversar sobre a exposição Regina Silveira: Outros Paradoxos, uma retrospectiva da artista, que revê o conjunto de sua obra no acervo do MAC e apresenta suas doações mais recentes. Esse trabalho também foi feito em parceria com a Fundação Bienal de São Paulo para a 34ª Bienal de São Paulo (2021). 

Já no dia 22, a live será apresentada pelo artista plástico Paulo Nenflídio e pela curadora e professora Helouise Costa. Eles vão falar sobre a exposição de Nenflídio, contemplada pelo Edital de Exposições do MAC de 2019 e 2020. E, no dia 29, para fechar a sequência de eventos on-line, a também curadora, professora e diretora do MAC Ana Magalhães conversará com a pós-doutora Patrícia Freitas sobre a mostra Projetos para um Cotidiano Moderno no Brasil, 1920-1960. Esse trabalho foi feito pelo grupo de pesquisa Narrativas do Século 20, e é resultado de um estudo em torno de algumas obras de arte do acervo do MAC. 

Ainda sem data certa para a reabertura definitiva, o MAC quer reforçar a ideia de que está em atividade, propondo diversas iniciativas no campo virtual para se manter conectado com o público. Além das lives que ocorrerão ao longo do mês de agosto, o canal do MAC no YouTube conta com outros vídeos educativos, entrevistas e lives. Outras informações e atividades podem ser encontradas nas redes sociais ou no site do museu. 

As lives do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP acontecerão nos dias 8, 15, 22 e 29, sempre às 11h. Para participar basta entrar no canal do museu no YouTube, onde as conversas serão transmitidas.

Por Jornal da USP

Você pode gostar também de
Conheça o Museu de Zoologia da USP neste tour virtual 360º
USP Especiais #22: Missão de Pesquisas Folclóricas – Parte 1
Galeria inova com exposição de arte em formato Drive Thru
Homem Virtual da USP promove educação cidadã sobre corpo e saúde

Deixe o seu comentário