SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Comida > Harmonizando vinho com hambúrguer

Harmonizando vinho com hambúrguer

por Paula Daidone

Hambúrguer e vinho. Por mais inusitada que pareça, essa é uma combinação que funciona muito bem. Claro que tem aqueles que torcem o nariz para tal sugestão. Mas você já parou para pensar que o hambúrguer deixou de ser um pão com carne e queijo sem gracinha para se tornar uma comida refinada?

Restaurantes sofisticados e chefs renomados incluíram o prato em seus menus. O chef-celebridade Gordon Ramsay criou uma receita que leva hambúrguer de Wagyu australiano, queijo pecorino trufado, lascas de trufas negras e vinagre Balsâmico 12 anos. O sanduíche é vendido por 80 libras (cerca de R$ 600). Você realmente acha que uma iguaria dessa deve ser acompanhada por um copo de refrigerante? É até injusto com o chef considerar abrir uma latinha para acompanhar sua dedicada criação.

O hambúrguer transcendeu e hoje faz parte das comidas gourmet. O vinho acaba sendo a opção à altura da receita. O vinho tem capacidade de complementar experiência gastronômica e ainda melhorar a refeição. A gordura proveniente da proteína animal é neutralizada na boca pelos taninos do vinho, que atuam como um “limpador”. Um gole no vinho após uma mordida no lanche deixará seu paladar muito mais confortável.

A escolha de qual vinho acompanhar o seu hambúrguer pode ser pela proteína ou por um ingrediente em maior evidência. No caso de receitas com carne vermelha, prefira tintos com corpo de médio, taninos marcantes e boa acidez. Como os elaborados com as uvas Merlot, Malbec, Syrah e Cabernet Sauvignon. O rosé também é uma ótima opção, prefira os de cor mais escura, assim a carga de tanino é um pouco mais elevada.

Hambúrgueres de frango e peixe, como normalmente são empanados, pedem por um vinho branco com acidez elevada, como as uvas Alvarinho, Pinot Grigio e Sauvignon Blanc. Essa também é a escolha para hambúrguer de legumes, como abobrinha e cenoura. Já preparações com grãos, como lentilha, feijão e grão de bico, ou ingredientes terrosos, como berinjela e cogumelos, aceitam um tinto leve, como Pinot Noir, Grenache e Tempranillo ou ainda um rosé.

Agora que você já está convencido que vinho e hambúrguer é uma ótima combinação, confira alguns dos rótulos degustados pela Adega que harmonizam com um delicioso hambúrguer.

Por Revista Adega

Deixe o seu comentário