É provável que depois de experimentar esse frango gratinado com cebola caramelizada você tenha vontade de repetir essa receita toda essa semana. Isso porque além de fácil, é uma forma de variar nos sabores e servir a proteína de uma forma bem diferente.
Ideia para almoço em família
Sabe aquele almoço em família que você fica sem saber o que servir? Ao mesmo tempo, pensa que seria legal surpreender e servir uma comidinha diferente. Porém, também não quer ficar horas na cozinha…
Se você concordou com a 3 frases acima, essa receita certamente é para você.
A cebola caramelizada pode ser feita com antecedência, e, possivelmente é o passo que leva mais tempo. Depois disso é temperar seu frango, juntar tudo e assar.
Vai até sobrar mais tempo para caprichar nos acompanhamentos!
O que servir de acompanhamento para o frango?
Certamente a minha 1ª resposta para essa pergunta é: creme de milho. Isso porque, para mim, não existe combinação mais perfeita. Além disso, sempre que sirvo essa combinação é certeza de sucesso.
Mas se você quer mais ideias, que tal essas opções:
- Quer surpreender? Aposte nesse cuscuz marroquino com legumes assados. Simplesmente delicioso;
- Essa salada de batatas com maionese verde é daquelas receitas que são simples, mas surpreendentes. Além de ser um clássico combinar frango com batata né?
- Não abre mão de um arrozinho? Essa versão cremosa de forno é simplesmente deliciosa.
Como temperar o frango
Provavelmente temperar o frango é um dos passos mais importantes dessa receita. Dessa maneira, nunca pule o processo de marinada. Aqui, eu dou uma sugestão que tem como base o suco de laranja, mas você pode usar o tempero que já tem costume de fazer.
De qualquer forma, eu gosto bastante de usar um elemento ácido para temperar esse tipo de carne. A laranja traz um sabor mais neutro, mas no dia a dia alterno entre o suco de limão e o vinagre de maçã.
Além disso, você pode adicionar os sabores de sua preferência. Aqui minha base foi sal, pimenta, cúrcuma e alecrim.
Como fazer cebola caramelizada
Antes de mais nada tenha paciência. Primeiro porque você vai precisar de uma boa quantidade de cebola para conseguir um volume razoável, assim como você vai precisar de mais uns bons minutos para deixar caramelizar.
Sim, é possível adicionar açúcar e dessa forma, agilizar a caramelização. Mas sem dúvidas você não precisa disso. Isso porque, conforme a cebola cozinha ela vai liberando glucose o que vai trazendo não só o sabor mais adocicado como também a coloração mais caramelo.
Porém, para isso, você precisa de fogo baixo, assim como vai ter que mexer na sua panela o tempo todo, para evitar que suas cebolas queimem.
Por Naminhapanela.com