SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Cultura > Evento comemora os 100 anos da Casa Amarela da Vila Romana

Evento comemora os 100 anos da Casa Amarela da Vila Romana

Construída em 1921, pelo italiano Angelo de Bortoli, a Casa Amarela da Vila Romana está completando cem anos e para comemorar a data programou uma série de eventos ao longo de 2021, principalmente agora nesse final de ano. No sábado, dia 20 de novembro, às 16 horas, no jardim do espaço, será realizada uma roda de conversa com arte-educadores sobre Educação nas Bienais de Arte de São Paulo, tema da tese de doutorado do professor José Minerini Neto, realizada na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e no Teachers College, da Columbia University, em Nova York.

A conversa tem como convidadas Helena Freire Weffort, educadora com graduação em História pela USP e coautora do material educativo da 33ª Bienal Convite à Atenção, que também fará homenagem à celebração de 100 anos de seu avô, Paulo Freire; Mariane Cavalheiro, artista visual, arte-educadora, que atuou na Bienal 500 Anos; Julia Cavazzini Cunha, artista, educadora e pesquisadora, que integrou as equipes educativas da Bienal de Arte de São Paulo (edições 30, 31, 32 e a atual 34); e Paula Ariane da Silva Moraes, especialista em arte e educação pela ECA-USP, coautora da coleção Pranchas de Linguagem Visual (Editora Scipione), vencedora do Prêmio Jabuti de 2001. A mediação é da arte-educadora Diana Tubenchlak.

Os fundadores da Casa Amarela da Vila Romana: Angelo de Bortoli, sua esposa, Tereza Marson de Bortoli, e seus filhos – Foto: Divulgação

Além de comemorar os 100 anos da Casa Amarela, o evento celebra o centenário de Paulo Freire, os 70 anos da Bienal Internacional de São Paulo e os 30 anos da Abordagem Triangular em homenagem à arte-educadora e professora da USP Ana Mae Barbosa. A organização é de Janice de Piero, artista visual, arte-educadora e curadora da Casa Amarela da Vila Romana.

A roda de conversa Educação nas Bienais de Arte de São Paulo ocorrerá no sábado, dia 20 de novembro, às 16 horas, no jardim da Casa Amarela da Vila Romana (rua Camilo, 957, Vila Romana), com distanciamento e uso obrigatório de máscara. A entrada é gratuita. Mais informações no Facebook.

Por Jornal da USP

Deixe o seu comentário