SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Vida Saudável > Como lidar com seu pet durante a pandemia (vídeo)

Como lidar com seu pet durante a pandemia (vídeo)

O professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP Paulo Eduardo Brandão, virologista que pesquisa o coronavírus há mais de 20 anos, tira dúvidas e traz informações sobre como lidar com os pets durante a pandemia de covid-19.

No vídeo produzido pelo canal Luz, Câmera e Ciência VPS, Brandão informa que cães e gatos não são hospedeiros do novo coronavírus, ou seja, não o contraem e nem o transmitem. Esses animais possuem outros tipos de coronavírus que não infectam humanos.

Apesar disso, o especialista ressalta que alguns cuidados devem ser tomados, pois os animais podem ser carregadores involuntários do SARS-CoV-2, através do pelo e da coleira, por exemplo. Se você mora sozinho com seu animal de estimação, os dois devem ficar todo o período em quarentena. Já se você mora com outras pessoas e possui um ou mais animais de estimação, a pessoa em quarentena deve ficar isolada tanto do pet quanto das outras pessoas.

Com relação a animais exóticos, como répteis e anfíbios, o professor explica que esse tipo de animal não tem e não transmite o SARS-CoV-2, como também nenhum outro vírus da família coronavírus, que ficam restritos a aves e mamíferos.

Brandão também destaca a importância de não se usar vacina contra coronavírus para cães e bovinos. O coronavírus que infecta humanos é um “primo” geneticamente distante do coronavírus animal. Assim, essas vacinas não dão proteção contra a covid-19. Além disso, vacinas para animais e humanos possuem formulações diferentes, e podem causar efeitos colaterais. Confira:

As informações são do Jornal da USP

Você pode gostar também de
‘Batida que pulsa o coração’: Com mais de 40 anos de trajetória, Olodum faz live de carnaval e trabalhos sociais na pandemia
Edição online da Mostra de Tiradentes debate cinema e pandemia
Menos estresse e mais fôlego: ganhos de quem passou a pedalar na pandemia
De onde vem o que eu como: café é a 2ª bebida mais consumida no país e interesse por métodos de preparo cresceu na pandemia

Deixe o seu comentário