SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Vida Saudável > Como garantir que os idosos se hidratem

Como garantir que os idosos se hidratem

Esta é uma tecla na qual bato sempre e volto ao assunto aproveitando um estudo da Escola de Enfermagem da Universidade de Los Angeles, que mostrou que uma hidratação deficiente é quadro comum entre os mais velhos, provocando de infeções urinárias a quedas. A estimativa é de que 40% dos idosos apresentem algum grau de desidratação.

Hidratação: quadro de deficiência é comum entre os mais velhos, provocando de infeções urinárias a quedas — Foto: José Manuel Suárez, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4602887
Hidratação: quadro de deficiência é comum entre os mais velhos, provocando de infeções urinárias a quedas — Foto: José Manuel Suárez, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4602887

Além disso, eles também são menos sensíveis à sensação de sede; seus rins não são tão eficientes e muitos dos medicamentos utilizados causam complicações como diarreia e suor excessivo, contribuindo para a perda de líquidos. O quadro leva, com frequência, à hospitalização de pessoas acima dos 65 anos, por isso é tão importante buscarmos alternativas para estimular a hidratação.

Embora cada indivíduo seja único e tenha seus próprios hábitos, o site Dailycaring faz algumas sugestões criativas, sempre levando em conta o bom senso: bebidas com alto teor de sódio são contraindicadas para quem tem pressão alta, assim como diabéticos não podem ignorar as restrições a que estão submetidos.

1) Não esquecer que há diferentes fontes de hidratação, ou seja, água não deve ser encarada como a única opção. Chá, café, sucos de fruta, frutas e vegetais podem entrar na dieta. Há legumes e verduras compostos por mais de 90% de água, como pepino, tomate, alface, rabanete, couve-flor, melancia, espinafre, morango e brócolis, que tornarão a tarefa menos espinhosa.

2) Deixe água sempre à disposição em lugares de fácil acesso, para encorajar o idoso a beber. Ter uma caneca de estimação, da qual ele ou ela goste, também ajuda.

3) Experimente bebidas com diferentes temperaturas, para aumentar a variedade de opções. Se a pessoa não gostar de coisa geladas, tente amornar sucos. Caso não haja restrição médica, adicionar algum tipo de soda ao chá ou suco pode torná-los mais atraentes.

4) Caldos e sopas são uma outra alternativa para a hidratação que podem ser enriquecidos com temperos.

5) Picolés feitos em casa dão um toque de diversão à necessidade de consumir água.

6) Ofereça milkshakes, energéticos e smoothies, uma bebida espessa e cremosa que pode levar leite, iogurte, frutas e verduras.

Por Mariza Tavares, G1

Você pode gostar também de
Desperdício diminui, mas grandes cidades ainda perdem mais de 1/3 da água potável
O que acontece com os vinhos que são envelhecidos debaixo d’água?

Deixe o seu comentário