O tabule é uma salada do Oriente Médio que possui um sabor único e especial. Além disso, ela é rica em nutrientes e possui um baixo teor calórico. Desse modo, se você quer provar algo diferente e que só traga benefícios para o corpo veja como fazer.
Qual é a receita do tabule?
O clássico tabule é super prático e fácil de preparar, já que é uma saladinha refrescante e leve. Desse modo, acompanha muito bem com quibe de carne com berinjela.
A quantidade para 4 porções é a seguinte:
- 1 cebola pequena picada;
- 2 tomates sem semente picados;
- 1 pepino japonês picado (despreze a parte central das sementes);
- 1/4 de xícara de trigo para quibe;
- 2 colheres (sopa) de suco de limão;
- 3 colheres (sopa) de azeite;
- sal, pimenta, hortelã e cheiro verde de acordo com seu gosto.
Deixe o trigo de molho com 1 xícara de água fervente por 1 hora. Escorra bem e junte todos os outros ingredientes.
O tabule pode ser feito com antecedência de umas 6 horas e mantido na geladeira. Fica ainda mais gostoso.
É opcional adicionar pimenta síria que é um tempero à base de pimenta-do-reino, pimenta-da-jamaica, canela, cravo e noz-moscada.
Quais são os benefícios nutricionais do tabule?
Por ter como base o trigo para quibe, o tabule é um alimento rico em fibra. Desse modo, ele ajuda na saúde digestiva, auxilia na regulação do trânsito intestinal e eleva a sensação de saciedade. Além disso, ele é possui muitas:
- vitamina C e potássio;
- antioxidantes e gorduras saudáveis;
- alto teor de água.
De uma forma geral, essa é um comida muito benéfica para a saúde. Assim, ele é ótima até para quem deseja mudar a dieta da semana com algo gostoso e muito nutritivo.
Ele tem algo teor calórico?
O teor calórico muda conforme a quantidade. Mas, é bom saber que ele é um alimento que não tem muita gordura. Desse modo, muitas pessoas o insere na dieta de forma regular.
De forma específica, 100 gramas dele contém apenas 80 calorias. Ou seja, na prática, ele se assimila muito a uma salada comum de folhas verdes. Mas, com um gosto único.
Ele é vegano?
Todos os ingredientes desse alimento são de origem vegetal, o que o torna vegano. Portanto, ele pode ser um excelente opção de prato principal para pessoas que segue esse estilo de vida.
O que acompanha bem com tabule?
Um bom acompanhamento para o tabule é o falafel. Ou seja, bolinhos de grão-de-bico fritos. Desse modo, será possível montar um refeição completa e muito nutritiva.
Mas, caso você não goste dessa opção, invista em outras, como:
- receita humus caseiro: patê de grão-de-bico;
- pão sírio ou pita;
- kafta: espeto de carne ou vegetais;
- babaganoush: patê de berinjela assada;
- vegetais grelhados;
- grãos ou legumes cozidos.
Outras excelentes opções são os molhos de tahine, iogurte de soja e ervas. Isso porque, eles acentuam o sabor do prato. Além disso, o deixa mais cremoso e com um sabor diferenciado.
Qual bebida acompanha bem o prato?
O chá gelado de hortelã, camomila ou verde são excelentes opções de escolha para acompanhar o prato.
Contudo, caso queira, você pode também pode apostar em água com limão, suco de frutas cítricas, vinho branco e água com gás.
Qualquer uma das opções citadas vai enriquecer de forma significativa a sua experiência. Desse modo, há uma grande possibilidade da vontade de repetir a experiência surgir de forma natural.
Por Panelaterapia