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Comida di Buteco: polvo ensopado no leite de coco é um dos petiscos do festival

O Bar do Cabo, no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, participa do festival Comida di Buteco com o petisco chamado “A Volta do Polvo Paul” (veja vídeo acima). O evento ocorre até 22 de agosto e reúne 21 bares e restaurantes do Recife, de Olinda e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, com pratos a preço fixo de R$ 27.

Esse petisco é composto por polvo feito em um ensopado de leite de coco com batatas, tomate, cebola, pimentão e coentro. O nome do prato é uma homenagem ao polvo que foi sensação nas redes sociais durante a Copa do Mundo de 2010 porque acertava os placares da competição.

De acordo com Nathália Maria de Oliveira, filha dos fundadores do Bar do Cabo e que comanda a cozinha do local, o estabelecimento tem mais de 40 anos e participa pela quinta vez do festival. Em 2017, o bar venceu o concurso na categoria “melhor petisco”.

“Era o meu pai e minha mãe que comandava, eu atendia e os dois cozinhavam. Minhas irmãs também ajudavam a comandar. Perdi meu pai quando ele tinha 58 anos de idade, perdi minha mãe quando ela tinha 55 anos. No ano em que a gente ganhou, eu tinha acabado de perdê-la, então foi uma emoção muito grande”, contou.

A chef também disse que o período da pandemia da Covid-19 tem sido de desafios para o negócio. “Está sendo um momento muito difícil essa pandemia, perdemos muitos clientes, mas a vida segue e o Comida di Buteco veio para animar a gente e fazer o novo, esse novo normal”, declarou.

Por conta da pandemia, o festival foi adiado quatro vezes e, neste ano, tem como lema o movimento “Salve os butecos”. A proposta é incentivar os espaços a enfrentarem o período de crise do setor alimentício.

O festival vai eleger os melhores botecos de cada cidade. As pessoas, depois de comerem, recebem uma cédula para avaliar o petisco, o atendimento e a temperatura da bebida, além da higiene do estabelecimento.

A primeira etapa é decidida pelos clientes por voto em cada uma das unidades participantes. Na segunda etapa, uma comissão de jurados deve visitar os campeões para eleger o melhor do Brasil.

Neste ano, o festival também promove uma campanha solidária para dividir R$ 3 milhões igualmente, entre todos os bares e restaurantes participantes do concurso no país.

Por G1

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