Quem gosta de carne de sol tem um bom motivo para participar do festival Comida di Buteco de 2021. O restaurante Casa de Tonho, em Olinda, oferece um prato chamado “Raiz do Bem”. Ele leva cubos dessa iguaria, com creme de inhame e queijo gorgonzola, além de salada de alho poró, cenoura e chips de batata doce (veja vídeo acima).
O festival acontece até 22 de agosto no Recife e em Olinda e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. Ao todo, 21 estabelecimentos participam do Comida di Buteco, oferecendo pratos a preço fixo de R$ 27.
Este ano, todos os bares tiveram que elaborar prato contendo, ao menos, uma raiz. Esse é o caso da Casa de Tonho, que fica na Rua Alberto Lundgren, 582, em Bairro Novo. O local funciona de segunda-feira a domingo, das 11h às 15h e das 17h às 21h, e também tem opção para entrega.
De acordo com Telma Teixeira, que é dona da Casa do Tonho, o prato foi criado antes da pandemia e pretende levar amor e solidariedade aos clientes.
“Criei antes da pandemia, mas parece que veio a calhar hoje, nesse momento que estamos vivendo, que pede mais amor e solidariedade do próximo”, diz.
O restaurante funciona há 12 anos e leva a cultura nordestina tanto nos pratos quanto na decoração. “Aqui, é uma casa familiar. O meu tio vivia aqui, mas ele partiu. Eu e minha sobrinha decidimos montar a Casa de Tonho e trazemos o sabor regional, com as especialidades nordestinas caseiras, diz Telma.
Por causa da pandemia da Covid-19, o festival foi adiado quatro vezes e, neste ano, tem como lema o movimento “Salve os butecos”. Segundo a organização, a proposta é incentivar os espaços a enfrentarem o período de crise do setor alimentício.
Além de oferecer os 21 petiscos em estabelecimentos diferentes no Grande Recife, o festival também promove uma competição entre os pratos. No site do evento, é possível conferir todos os locais, endereços e petiscos participantes.
Em cada um dos bares e restaurantes, as pessoas podem avaliar o petisco, dando nota para questões como atendimento, temperatura da bebida, sabor do prato e higiene do estabelecimento.
A primeira etapa da competição é decidida com base na apuração dos votos do público. Na segunda etapa, uma comissão de jurados deve visitar os campeões para eleger o melhor petisco do Brasil. Ao todo, 21 municípios brasileiros participam da competição.
Neste ano, o festival também promove uma campanha solidária para dividir R$ 3 milhões igualmente, entre todos os bares e restaurantes participantes do concurso no país.
Por G1