O festival Comida di Buteco começa nesta sexta-feira (8). Com o objetivo de eleger o melhor petisco dos bares da capital, o concurso vai até até 1º de maio e conta com a participação de 28 estabelecimentos, com pratos ao preço único de R$ 27.
Durante todo o concurso, entre quartas-feiras e sábados, a TV Globo e og1 vão mostrar as “invenções gastronômicas” dos bares, dois por dia. Para começar a maratona, conheça o “Porquito Destilado”, do Destilaria Beer, em Taguatinga Sul; e o “Bombom do Ceará”, do Ceará Carne de Sol, no Guará I.
‘Porquito Destilado’
Porquito Destilado é o petisco da Destilaria Beer que concorre ao Comida di Buteco de Brasília — Foto: Comida di Buteco/Divulgação
Pioneiro na competição, o Destilaria Beer, foi vice-campeão em 2019. Criado em 2005, o bar começou como uma distribuidora de bebidas e hoje em dia é também um restaurante.
O “Porquito Destilado” é composto por uma costelinha suína cozida e empanada na farinha panko, acompanhada de mandioca e manteiga de garrafa. Apesar de feita com ingredientes simples, a receita surpreende por trazer a carne de forma pouco comum.
“A gente queria fazer algo diferente, todo mundo usa a costela com barbecue ou só a costela. Escolhemos ela empanada justamente para surpreender”, explica o dono do estabelecimento, Odair Leite.
- Destilaria Beer
- Petisco: “Porquito Destilado”
- Endereço: CSB 7, lote 5, loja 3 – Taguatinga Sul
‘Bombom do Ceará’
Bombom do Ceará é o petisco da Ceará Carne de Sol que concorre ao Comida di Buteco de Brasília — Foto: Comida di Buteco/Divulgação
O Ceará Carne de Sol tem 17 anos de história no quadradinho e, como o nome já diz, a especialidade do local é a queridinha dos nordestinos: a carne de sol. O dono do bar, Adelson Oliveira, mais conhecido como Ceará, promete uma combinação inusitada.
O “Bombom do Ceará” é uma massa de mandioca recheada com camarão, bacon e provolone, servido com aioli de coentro picante. A ideia surgiu durante uma viagem para Fortaleza (CE), quando Adelson percebeu que todo bar da cidade oferecia pratos com camarão.
O estabelecimento já participou do Comida di Buteco em diversos anos e chegou ao 3° lugar em 2019. “É uma oportunidade muito boa para gente, participar dessa competição ajuda muito nas nossas vendas, além de trazer novos clientes”, diz Adelson.
- Ceará Carne de Sol
- Petisco: “Bombom do Ceará”
- Rua 12, área especial em frente ao Sesc – Guará I
Regras
Além de Brasília , o Comida di Buteco também ocorre em outras 20 cidades, em 11 estados. Os participantes são selecionados com um ano de antecedência pela equipe organizadora.
Os votos para escolher o melhor petisco serão dados pelo público e por um júri surpresa. Os bares não ficam sabendo quem é o jurado, que vai disfarçado ao estabelecimento.
Serão avaliadas quatro categorias:
- Petisco
- Atendimento
- Higiene
- Temperatura da bebida
Todos darão nota de 1 a 10 nos quatro quesitos. O voto do público vale 50% do peso total, e o voto dos jurados é responsável pelos outros 50%. Em julho, os vencedores de cada cidade se enfrentam no concurso nacional, que vai eleger o melhor petisco de bar do país.
Por G1