Algumas das harmonizações mais interessantes quase sempre são feitas por contrastes. No caso dos queijos, o ponto a ser explorado obviamente é o sal e quanto mais salgado, mais intensa fica a combinação com vinhos doces.
Um clássico é o Vinho do Porto com o Stilton. A pungência salina do famoso queijo azul inglês se contrapõe e é equilibrada com a doçura do vinho fortificado português.
O Porto, com seus diferentes estilos, pode combinar com os diversos tipos de queijos azuis, incluindo Roquefort, Bleu, Gorgonzola, Saint Agur etc. (há quem diga que Tawnies são mais indicados que Vintages e vice-versa). Mas também podemos optar por queijos salgados de massa dura, como os parmesãos italianos, especialmente os Parmigiano Reggiano.
Algumas versões mais curadas da famosa marca holandesa Prima Donna, com seus cristais salinos, podem combinar bem com os fortificados portugueses.
E a dica final é, com Vintages, prefira queijos mais frutados. Com Tawnies, prefira estilos mais defumados.
Sugestão da ADEGA
CROFT RESERVE TAWNY PORT – AD 91 pontos
Croft, Douro, Portugal. Tinto fortificado doce elaborado a partir de diversas castas típicas do Douro, com estágio em barris de carvalho. Cheio de frutas secas e em compota envoltas por notas florais e de especiarias doces, tudo equilibrado por ótima acidez e textura firme e cremosa. Gostoso de beber e fácil de agradar, tem final cativante, com toques caramelos e de mel, que pedem um segundo gole. Álcool 20%.
Por Revista Adega