O mês de dezembro é marcado por confraternizações de fim de ano e muitas pessoas procuram receitas diferentes para o período. Uma delas é o pão guirlanda.
Trata-se de um pão doce simples, mas recheado de frutas secas e castanhas, que tem esse nome porque tem o formato de uma guirlanda natalina.
- 550 g de farinha de trigo
- 60 g ou 3 colheres de sopa de açúcar
- 5 g ou 1 colher de café de sal
- 2 ovos inteiros
- 1 gema (para pincelar)
- 5 g ou ½ envelope de fermento biológico seco
- 80 g ou 2 colheres de sopa bem cheias de manteiga ou margarina
- 80 ml de água
- 100 ml de leite integral
O primeiro passo é fazer uma espécie de esponja. Separamos aproximadamente 50 g de farinha de trigo, o fermento e a água. Misturamos os três ingredientes em um recipiente, até obter uma massa uniforme, em seguida fechamos com plástico filme e deixamos essa mistura descansar por cerca de 30 minutos. Essa mistura que fica parecendo uma esponja vai ajudar a melhorar o aroma e também a atividade do fermento na massa.
Em outro recipiente, vamos continuar o preparo da massa. Começamos colocando a farinha de trigo (deixamos um pouco guardado, caso seja necessário fazer ajustes na massa), o açúcar, os ovos e a esponja preparada anteriormente. Na sequência, com as mãos, vamos homogeneizando essa mistura.
Após fazermos essa mistura inicial, colocamos a manteiga, o sal e uma parte do leite, aproximadamente 40 ml, e continuamos misturando, ainda com as mãos. Vamos incorporando o restante aos poucos; Após incorporar todos os ingredientes e quando ela estiver com uma textura homogênea, é hora de levar a massa para uma superfície lisa para começar o processo de sovar.
Em uma superfície lisa, vamos polvilhar farinha de trigo e começamos a sovar até que a massa fique macia e elástica. Isso pode levar cerca de 30 minutos. Ela estará no ponto quando estiver bem lisinha ou, como se chama em “ponto de véu”, que é quando esticamos um pedaço da massa e ela fica quase transparente, mas não se raga com facilidade.
Com a massa já no ponto, é hora de acrescentar o recheio (É importante lembrar de reservar um pouco de cada um dos ingredientes para fazer a finalização). Vamos acrescentando os ingredientes dentro do recipiente e vamos misturando todos eles à massa.
Depois que todos os ingredientes estiverem incorporados à massa, vamos deixar ela descansar. Deixamos ela em um formato arrendondado, ainda dentro do recipiente, colocamos um pouco de farinha de trigo polvilhada por cima, cobrimos com um plástico filme e aguardamos cerca de 50 minutos.
Depois desse tempo de descanso, observamos que ela cresceu, vamos modelar a massa no formato que desejamos, que nesse caso é o formato de uma guirlanda. Depois disso, passamos a massa para a forma onde ela será assada. A forma deve estar untada e polvilhada com farinha de trigo. Nesse ponto, vamos aguardar uma segunda fermentação por cerca de 40 minutos.
Depois disso, o pão está pronto para ser finalizado. Vamos pincelar a gema por toda superfície do pão para que ele fique dourado. Em seguida, levamos para assar no forno preaquecido a 200° até que a superfície do pão fique levemente dourada.
Enquanto o pão assa, vamos preparar a geleia de brilho para dar o acabamento. Em uma panela levamos ao fogo o açúcar e a água e em seguida, colocamos uma parte das frutas que nós reservamos para finalizar. Esperamos essa calda ferver e adquirir a consistência de uma geleia e estará pronto. Vamos aguardar esfriar para fazer o acabamento no pão.
Depois de retirarmos o pão do forno, com a ajuda de uma colher, vamos espalhar essa calda por toda superfície do pão. Quem preferir pode acrescentar por cima mais algumas frutas secas e castanhas e o pão estará pronto para servir.
Por G1