SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Comida > Aprenda a preparar compota e pudim de ponkan

Aprenda a preparar compota e pudim de ponkan

Em plena safra, a ponkan é uma das boas opções entre as frutas nas feiras e mercados do Alto Tietê. Por conta da época, a tangerina tem um bom preço nas bancas. A confeiteira Carol Camargo usa a fruta como ingrediente para doces.

Para não ter erro na hora de escolher a fruta, a confeiteira dá algumas dicas. “A ponkan é que nem a laranja. Ela tem que estar com a casca mais lisa e ela mais firme que aí ela dura mais. Quando a casca está fofinha que é a característica da ponkan mesmo ela já está bem madura para consumir imediato. Se é para durar um pouco mais, ela tem que estar mais durinha.

Modo de Preparo

A confeiteira Carol Camargo recomenda que antes do início do preparo seja tirada todas as fibras dos gomos da tangerina. “Não precisa tirar a semente. Porque essa parte branca é a que deixa mais amargo o doce.”

Em uma panela pequena leve ao fogo a água, as fatias de gengibre, a canela, açúcar e a noz moscada ralada à gosto e deixe ferver. Depois, baixe o fogo e coloque as folhas de manjericão. Deixe ferver por 10 minutos em fogo baixo. Desligue e coloque essa mistura na ponkan.

Modo de Preparo

Para fazer o suco corte a fruta ao meio e esprema igual laranja mesmo, só que a casca que é mais delicada. O indicado é não coar. No liquidificador misture o suco com os outros ingredientes e bata tudo.

Mexa bem devagar o açúcar conforme ele for derretendo até ele virar um caramelo. Não precisa se preocupar em passar o caramelo nas laterais.

Depois que caramelou, coloque essa forma dentro de uma outra maior para levar ao forno em banho maria. Primeiro coloque a mistura do liquidificador na forma de buraco e depois a água quente na outra forma. “Eu costumo colocar água quente para ela não dar o choque térmico na temperatura do caramelo que está no fundo da forma. Assim entra no forno, todo mundo na mesma temperatura”, explica a confeiteira.

Aí, é só levar ao forno por 1 hora e meia a 150 graus. Depois tire e leve para a geladeira por pelo menos seis horas. Antes de servir leve a forma ao fogo para soltar a calda do fundo da panela. Se precisar passe uma faca no centro da forma para ajudar a soltar.

Depois é só desenformar e servir. “A calda que fica durinha é só colocar no fogo até ela derreter e depois pode colocar em cima do pudim.”

Por G1

Deixe o seu comentário