As classificações aprovadas abrangem os Vinhos do Porto com 50 e 80 anos
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto – (IVDP), aprovou duas novas classificações para o Vinho do Porto: Porto 50 anos Tawny ou Branco e o Very Very Old Tawny Port para vinhos com mais de 80 anos.
Essas menções são o resultado de um semestre de trabalho entre representantes, comércio e a equipe técnica do próprio Instituto Interprofissional português. Tudo para adequar o regulamento 242/2010, que busca aplicar regras à proteção das denominações de origem do Porto e do Douro.
Duas novas classificações de Vinhos do Porto foram aprovadas
As classificações para essas categorias específicas, vem ganhando importância nos últimos tempos com o fortificado português ganhando nova valorização em mercados como: Bélgica, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.
Alguns produtores vêm lançando rótulos com safras de 50 anos e ter essa menção importante não será mais necessário incluir na garrafa informações como: “edição especial limitada”.
Vinho do Porto com mais de 80 anos é um produto com envelhecimento absolutamente distinto e vai passar a ser chamado Very Very Old Tawny Port. Isso significa que vai acontecer lançamento raros, como costuma acontecer. Um exemplo disso é a Taylor’s Scion, que apresentou um Porto de 150 anos.
Nos últimos anos, vem crescendo as categorias especiais de vinho do Porto no país lusitano
Outros produtores como Vallado Adelaide Tribuna Porto 1866 (um dos poucos que recebeu AD 100 pontos!), Quinta do Crasto Honore Porto ou mesmo o Graham’ s Ne Oublie (outro AD 100 pontos), poderão se beneficiar da nova regulamentação.
Uma garrafa desses rótulos chega facilmente a valores superiores a 2500 euros sendo que algumas extrapolam os 6 mil euros.
Para encontrar os Vinhos do Porto mais bem pontuados das melhores importadoras do Brasil, clique aqui.
Por Revista Adega