SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Cultura > USP Especiais #22: Missão de Pesquisas Folclóricas – Parte 1

USP Especiais #22: Missão de Pesquisas Folclóricas – Parte 1

No ano de 1938 foi realizada no Brasil a Missão de Pesquisas Folclóricas, uma expedição para registrar a cultura popular do Norte e do Nordeste brasileiro, que levou alguns dos mais modernos equipamentos de registro de som daquela época. Essa expedição foi organizada por Mário de Andrade e contou com o apoio de grande parte da sociedade civil paulista.

A missão foi motivada pela valorização das identidades nacionais. Isso foi muito marcante na década de 30. Naquela época o Brasil ainda não se conhecia e era um país que passava por um momento de muita turbulência. Um feito importante, afinal era a primeira vez que a cultura popular do interior brasileiro se tornava efetivamente conhecida. Os pesquisadores da missão fizeram um trabalho extensivo de coleta: eles foram às capitais e aos interiores dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Maranhão e Pará e recolheram mais de mil melodias de tradição oral, assim como uma quantidade significativa de objetos artesanais.

Muitos gêneros musicais diferentes foram registrados na Missão de Pesquisas Folclóricas. Alguns eram estritamente ligados ao trabalho, outros a danças, a cantos para atrair o gado ou mesmo para embalar crianças. Um exemplo interessante, ligado ao trabalho, é a canção Vamos Nessa Meus Amigos, entoada pelos carregadores de piano de Recife para que pudessem sincronizar o passo enquanto transportavam o instrumento musical pelas ruas.

Por meio das percepções, estudos e capturas musicais dos pesquisadores desta expedição, o programa nos proporciona uma rica viagem sonora e cultural pelo Norte e Nordeste do Brasil, além de trazer uma valiosa entrevista com Flávia Toni, especialista em Mário de Andrade, professora do Departamento de Música da USP e do Instituto de Estudos Brasileiros.

Créditos do Programa

Roteiro: Vitor Ramirez e Gustavo Xavier

Locução: Vitor Ramirez e Cido Tavares

Pesquisa: Vitor Ramirez

Ouça aqui.

Você pode gostar também de
MAC organiza lives sobre exposições em preparo
Homem Virtual da USP promove educação cidadã sobre corpo e saúde
USP tem vagas para cursos on-line de extensão na área de humanidades
Da USP para sua casa, várias opções de cultura

Deixe o seu comentário