Rica em vitamina C e minerais como potássio, cálcio e zinco, além de compostos sulfurosos benéficos ao sistema imunológico. Esta é a flor comestível capuchinha (Tropaeolum majus), uma das PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) mais conhecidas.
“O sabor fresco e picante, que faz lembrar um pouco o agrião, ocorre devido à presença de compostos sulfurosos”, afima a pesquisadora da Embrapa Neide Botrel. Por conta disso, a capuchinha é usada na gastronomia principalmente em saladas.
Entretanto, há outros usos. Abaixo, a EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) ensina como fazer um pesto (molho italiano) usando a Panc.
Ingredientes
100g de capuchinha (flores e folhas)
100g de castanha de caju
1 dente de alho
100g de queijo parmesão ralado
Azeite de oliva extra virgem
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador com ½ xícara de azeite de oliva. Bata no modo pulsar e vá acrescentando o azeite de oliva aos poucos. Quando todos os ingredientes estiverem bem misturados, bata no modo normal do liquidificador. A castanha de caju pode ser substituída por nozes, amendoins, amêndoas ou sementes de girassol.
Por Ciclovivo