Um dos maiores nomes do jazz, Nina Simone faleceu em 21 de abril de 2003, há exatos 18 anos. Nascida Eunice Kathleen Waymon, ela criou o nome artístico a partir da junção de um apelido dado por um namorado hispânico, que a chamava carinhosamente de “ninã”, e uma homenagem à atriz Simone Signoret. Além de uma pianista genial, ela era dona de uma voz poderosa e carregada de manifesto pelos direitos da população negra nos Estados Unidos. Veja abaixo 4 ótimas performances ao vivo disponíveis no YouTube:
Festival de Montreux 1976
Simone fez quatro apresentações no Festival de Montreux entre 1968 e 1990, cada uma delas única. Conhecida por ser muito honesta e aberta com o público, nesta performance em especial ela faz um monólogo introdutório de 7 minutos antes de começar a cantar – e arrasar no piano, é claro.
Holanda, 1965 e Inglaterra, 1968
Nesta junção de duas performances, Simone está impecável e canta sucessos como Brown Baby e I Put Spell On You.
Antibes, 1965
Qualquer chance de ver Simone performar Mississippi Goddam é valiosa. A música foi escrita em protesto ao bombardeio da Igreja Batista na 16th Street, quando quatro garotas negras foram asssassinadas por supremacistas brancos. A raiva da artista transparece em cada verso afiado.
Atlanta, 1969
“Quando eu morrer, eu sei que terei deixado um legado a partir do qual vocês podem construir algo, e essa é a minha recompensa”, diz Simone antes do número final, se dirigindo aos únicos 300 estudantes negros da universidade em que performava. “Essa música, que será a última de hoje, é dedicada a vocês. Os outros 18.000 não precisam dela”, complementa.
Por GQ