Para os “pais de plantas” que ainda não sabem como fazer a suculenta se multiplicar, o Conexão Verde desta semana buscou dicas de replantio e cuidados com a planta. Os passos são simples, mas exigem cuidado.
Existem duas formas possíveis de fazer a planta se reproduzir. Confira:
Itens necessários
- É necessário retirar as folhinhas saudáveis da suculenta, cuidadosamente. Junto com as folhas, precisa ver a gema: uma parte branca bem pequena da planta (como na imagem abaixo). A gema é fundamental porque é ela que vai gerar a nova muda.
- Em um recipiente plástico, adicione a terra preta misturada com casca de arroz, palha de café, carvão e esterno.
- Não enterre as folhas! Elas devem apenas ser “deitadas” sobre a terra depositada no recipiente;
Esse período de enraizamento dura aproximadamente um mês. Após esse período, caso a muda esteja bem desenvolvida, basta movê-la para um vaso de plantas pequeno. Novamente não se deve enterrar a planta, apenas depositar ela no recipiente com a raiz para baixo.
Também não é indicado mover a muda diretamente para um vaso grande. Caso isso aconteça, ela poderá gastar “toda energia” tentando criar raízes grandes o suficiente para ocupar o vaso.
Itens necessários
Quando as raízes começarem a aparecer nas folhinhas, basta colocá-las em um vaso de planta pequeno, também sem enterrar. Uma vez no vaso, a rega deve ser feita diretamente na terra e não na planta.
Por G1