Andava há muito tempo para experimentar esta receita de compota de casca de melancia. Mas acabava sempre a deitar a casca fora, ou para as galinhas, e nunca mais me lembrava. Mas desta vez, quando estava mesmo para atirar a casca para o lixo, lembrei-me de imediato do compota e de um video que me tinham enviado, tinha a disponibilidade e, “não é tarde nem é cedo”, e lá fui eu fazer a compota.
Fica boa, é muito engraçado fazer a partir de um desperdício alimentar, e até pode ser uma ideia gira para os cabazes de natal!
Segue a receita!
Ingredientes para 3 frascos pequenos
750g de casca de melancia ( sem a parte verde da casca, mas com a parte branca e ainda um bocadinho de polpa vermelha agarrada)
280g de açúcar
Raspa e sumo de limão
3 cravinhos
1 pau de canela
Preparação:
Corte a casca de melancia – sem a casca verde – em cubinhos pequenos e coloque num tacho. Junte o açúcar a raspa e o sumo de limão e envolva bem. Deixe a macerar durante 1 hora.
Ao fim desse tempo o tacho deverá ter imenso líquido. Leve ao lume e deixe levantar fervura, e ferva durante cerca de 45 minutos em lume brando, até o doce estar no ponto.
Triture com a ajuda de uma varinha mágica e junte o pau de canela e os carrinhos (opcional) e leve novamente a lume brando durante 5 minutos até fazer ponto de estrada.
Coloque depois a mistura em frascos esterilizados – e encha-os – e coloque-os virados para baixo, cerca de 30 minutos para criarem vácuo natural.
Guarde depois a compota e sirva-a com torradas, tostas, requeijão, pratos de tábuas de queijo…
Bom Apetite!
Por As Minhas Receitas