SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Comida > Como fazer pão com ora-pro-nóbis

Como fazer pão com ora-pro-nóbis

Há diversos alimentos que muitos consideram “mato”, mas que, na verdade, são comestíveis e bastante nutritivos. Como não são vendidas em mercados e feiras, poucos conhecem suas propriedades. É o caso da ora-pro-nóbis, uma planta bastante conhecida por vegetarianos por seu valor proteico.

É possível fazer pão usando as folhas verdes de ora-pro-nóbis. A receita abaixo foi desenvolvida pela equipe de instrutores do curso de panificação nutracêutica da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).

Ingredientes:

1kg de farinha de trigo branca

300ml de leite morno

150ml de água de morna

100g de folhas verdes de ora-pro-nóbis

3 gemas (fora da geladeira)

5 colheres (sopa) de manteiga

1 e ½ colher (sopa) de fermento biológico seco

6 colheres (sopa) de açúcar

½ colher (sopa) de sal

Modo de preparo:

Misturar os ingredientes secos (farinhas, fermento, açúcar e sal) em uma bacia. Triturar as folhas de ora-pro-nóbis com 100ml de água morna, acrescentando o leite morno, a manteiga e as gemas.

Juntar aos ingredientes secos e amassar bem até formar uma massa homogênea. Abrir a massa com rolo, rechear a seu gosto, dividir em cinco porções iguais e colocar em forma redonda com furo. Deixar crescer.

Pincelar com ovo batido e óleo e levar ao forno para assar. Ao retirar do forno, pincelar a superfície do pão com água doce, para evitar o ressecamento da casca.

Saiba mais

Será que você também não possui plantas no quintal passando despercebidas? Veja nas matérias abaixo mais receitas com plantas alimentícias pouco convencionais:

Livro gratuito traz receitas com plantas comestíveis pouco conhecidas

Peixinho da horta empanado e aerado na cerveja

Por Ciclovivo

Deixe o seu comentário