Rica em nutrientes, a couve se destaca pelo alto teor de fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, potássio, além das vitaminas A, B1, B2, B3 e C. Seus benefícios incluem a alta capacidade antioxidante, ajudando a combater as ações dos radicais livres no organismo.
No Brasil, são plantadas as couves de folhas lisas, sendo as do grupo manteiga as mais comuns. Já na hora de escolher qual levar para casa, é preciso ficar atento: as folhas devem estar com aspecto fresco e sem manchas. Também não podem estar murchas e precisam estar com os talos firmes.
Além de todos os benefícios, a couve manteiga ainda é versátil. Ela pode incrementar saladas e até transformar receitas tradicionais, como é o caso do virado à paulista. Outra opção é o suco de couve, ideal para quem quer se sentir mais saudável e desintoxicado.
O prato está no cardápio de muitos restaurantes. No entanto chef Nati Fratêschi, de Suzano, explica como utilizar a couve manteiga na receita.
- 1 maço de couve manteiga com as folhas picadas em tiras
- 500 gramas de farinha de mandioca
- 1 gomo de linguiça toscana sem pele
- 1 gomo de linguiça calabresa sem pele cortada em cubos
- 2 ovos inteiros
- 3 dentes de alho e 1 cebola picada processados
- 1 banana prata média
- 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
- salsinha desidratada e sal a gosto
Modo de preparo
O primeiro passo é fritar as duas linguiças em fogo médio. Enquanto isso, a dica é agilizar o processo fazendo os ovos mexidos, ao mesmo tempo, em uma outra panela.
“É muito importante fazer o ovo separado da linguiça. Por que? Porque a partir do momento que você coloca ele junto aqui, ele vai desmanchar inteiro. O bacana desse prato é você sentir cada pedacinho. Então, o ovo, a gente mistura ele depois que estiver tudo pronto, com a couve já. Aí a gente passa o ovinho mexido, mistura”, diz a chef.
O ovo fica pronto em menos de dois minutos. Enquanto isso, as linguiças continuam fritando e devem ficar na panela por cerca de quatro minutos. Aí é hora de colocar o alho e a cebola.
“Primeiro a gente cozinha ela aqui no fogo. Depois a gente refoga ela junto com o alho, que acelera esse processo, para ela ficar mais queimadinha, mais saborosa. Não tem nenhum risco da carne ficar mal passada”, explica.
Quando a carne fica bem dourada, é hora de colocar a farinha de mandioca. Na sequência, entram o sal a gosto e salsinha. Depois, a farofa continua no fogo médio por cerca de 10 minutos. Com a farofa frita, é hora da couve. Ela deve ser cozida por pouco tempo, só para murchar. Por último, adicione o ovo mexido e a banana cortada em pedaços.
“A banana é no final mesmo. É muito importante que ela não esteja muito madura, se não ela fica melecada. A intenção é que dê cremosidade, fique docinha, mas não aquela coisa grudada no nosso virado”, conclui a chef.
Depois de 20 minutos o prato pronto. A receita custa cerca de R$ 20 e rende, aproximadamente, seis porções.
Modo de preparo
Bata os ingredientes no liquidificador até formar um suco. “É um suco detox, antioxidante. Ele fortalece muito o sistema imunológico. É prático e barato pra fazer. Como a gente diz, é comida que trata. Melhor do que comprar remédio é você se cuidar com a comida”, diz Nati.
Por G1