SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Comida > Aprenda a fazer receitas fáceis e gostosas com o tofu, o queijo de soja

Aprenda a fazer receitas fáceis e gostosas com o tofu, o queijo de soja

O tofu é um alimento feito a partir do leite de soja. Ele tem conquistado cada vez o paladar de veganos e vegetarianos por ser uma fonte de proteína vegetal e pela sua versatilidade. O tofu tem um sabor bem neutro e, por isso, o segredo é combiná-lo com temperos e vários outros alimentos.

O cozinheiro Diogo Feroldi explicou as características do tofu ao G1 e ensinou a fazer três receitas bem fáceis e gostosas para começar a utilizar esse ingrediente no dia a dia: tofupiry, mexido de tofu e um peixinho vegano (veja o vídeo acima).

Sim, segundo o cozinheiro. Porém, dá um certo trabalho e pode demorar alguns dias. “Ele tem muitos processos, que não são rápidos”, explica. “Se você não tem tempo e paciência, é melhor comprar pronto”, indica.

É preciso escolher um tofu que esteja firme e seco. Não pode estar muito aguado e a textura interfere. “Você tem que colocar o dedo em cima e não pode afundar”. Além disso, o tofu não tem cheiro. “Quando ele esta começando a estragar, você sente um azedinho”, conta.

Por ser um alimento fresco e sem conservantes, o tofu tem um validade curta. Ao chegar em casa, retire da embalagem e consuma por até uma semana.

Segundo o cozinheiro, há muitas receitas com tofu. Como ele não tem um gosto específico, o diferencial é o tempero. Feroldi sugere cortar o tofu em cubos e colocar em uma salada verde. Vale também adicionar o tofu em sopas.

“A mais fácil é o ‘ovo’ mexido de tofu. Ele é bem rápido, você faz em cinco minutos”, comenta (veja a receita abaixo).

Modo de preparo: Amasse o tofu com um garfo para que ele fique despedaçado. Aqueça uma frigideira, coloque um fio de azeite e adicione as bolinhas de tofu. Acrescente o açafrão e finalize com sal negro.

Modo de preparo: coloque a peça de tofu para marinar em uma mistura de água, shoyo e suco de limão. Deixe por cerca de uma hora. Depois, retire com cuidado. Corte a alga pela metade e envolva o tofu, como se fosse um sushi. Passe na farinha e leve para fritar em óleo quente até estar bem dourado.

“A alga fica parecendo a pele do peixinho. É muito gostoso. O limão no tofu ele sobressai e o gosto da alga dá aquela aparência e o gosto de peixe. O tofu é bem cremoso. É uma delícia e faz muito sucesso”, disse Feroldi.

Modo de preparo: Bata no liquidificador o tofu soft em cubos com o azeite e a água. Depois, despeje em uma panela e adicione o suco de meio limão, o sal e o polvilho azedo. Em fogo médio, mexa bem até que o polvilho se integre na massa e ganhe a consistência de um requeijão.

“Você pode deixar na geladeira até esfriar. Depois, você consome em pizza, em lanche. Ele dura mais ou menos sete dias. Mais do que isso não aconselho a usar”, explica.

Por G1

Deixe o seu comentário