SIGA O JUSCELINO NAS REDES  
  
  
  
  
Home > Comida > 3 livros para conhecer a história do vinho no Brasil

3 livros para conhecer a história do vinho no Brasil

A história do vinho no Brasil é tão antiga quanto a própria história do País. Mesmo antes da colonização, já havia produção de vinhos em terras brasileiras. Desde então, o setor vitivinícola passou por diversas transformações no País até chegar aos dias de hoje, em que se consolida como uma importante região produtora de vinhos de qualidade. 

Para conhecer em detalhes os episódios e os personagens que moldaram a trajetória do vinho brasileiro ao longo dos séculos, selecionamos três livros que oferecem um mergulho nessa história. As obras abrangem desde os primórdios da vitivinicultura no Brasil até o panorama atual, proporcionando uma visão sobre o desenvolvimento e a evolução do vinho no País.

Presença Do Vinho No Brasil – Um Pouco De História
Escrito pelo especialista em vinhos Carlos Cabral, a publicação apresenta uma pesquisa aprofundada, com relato de fatos históricos com transcrições e imagens de documentos oficiais. O livro remonta a trajetória do vinho no Brasil, começando pelos indígenas, com a habilidade de produzir vinho de frutas e raízes; passando pelos jesuítas, a corte, os falsificadores no início da república, a saga dos imigrantes em fixar a viticultura no País, até a conquista da qualidade dos vinhos nacionais no século XXI.

Vinhos do Brasil: do Passado Para o Futuro
A publicação de Marieta De Moraes Ferreira e Valdiney C. Ferreira apresenta resposta a diversas perguntas que constroem a trajetória do vinho no Brasil, através das versões de quem está à frente de vinícolas e entidades brasileiras. O livro debate a transformação de colonos e agricultores em enólogos e empresários, os impactos da entrada e saída de multinacionais no mercado e as estratégias das vinícolas brasileiras de diferentes portes para o futuro da indústria.

Gente, Lugares e Vinhos do Brasil
O livro de Rogério Dardeau mapeia o significado do termo Terroir, que, além de clima, solo e castas, enfatiza a importância do vinhateiro brasileiro na tipicidade do vinho produzido. A obra aborda lugares antes inimagináveis de se cultivarem videiras para vinhos finos e pessoas que, a partir de uma visão, buscam realizar o sonho de produzir seus próprios vinhos. 

Por Revista Adega

Deixe o seu comentário